Governador reúne secretariado e apresenta a plataforma Gov.PI Cidadão
Na oportunidade, a Etipi fez uma explanação técnica da plataforma e a Seplan apresentou a carta de serviços a serem ofertados ao cidadão por meio desse novo sistema
O governador Rafael Fonteles reuniu, nessa segunda-feira (26), todo o secretariado e os gestores de tecnologia da informação de cada órgão da administração pública estadual. O objetivo foi apresentar à equipe a plataforma Gov.PI Cidadão e os serviços a serem ofertados nesse novo sistema, que será lançado no segundo semestre deste ano.
O encontro foi conduzido pelo diretor da Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (Etipi), Ellen Gera, que fez uma apresentação e demonstração técnica do Gov.PI Cidadão, mostrando as ferramentas, a plataforma em si e toda a tecnologia que está sendo utilizada.
O secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim, fez uma explanação da carta de serviços que estará presente no Gov.PI Cidadão.
O governador Rafael Fonteles declara que a plataforma será lançada com o intuito de facilitar e agilizar as demandas do cidadão junto ao Governo do Estado. “Estamos apresentando a plataforma Gov.PI Cidadão, onde o piauiense vai encontrar centenas de serviços públicos de vários órgãos do Governo do Estado. Em agosto, vamos ter a primeira etapa sendo apresentada e estamos aqui engajando todos os líderes a ofertarem o maior número possível de serviços públicos através dessa plataforma. Vai ser uma revolução em facilidade e agilidade para o cidadão resolver seus problemas junto aos diversos serviços públicos que nós ofertamos”, disse.
Ellen Gera explica que o encontro foi um marco para a transformação digital do Estado. “O governador Rafael Fonteles reuniu todo secretariado em prol dos avanços e transformação digital no Piauí. Na oportunidade, apresentamos aos gestores a plataforma Gov.PI Cidadão. Nosso objetivo é levar benefícios ao piauiense, por meio da plataforma e do aplicativo, onde lá estarão serviços públicos ofertados de forma online.
Foi uma reunião muito importante, mostrou o engajamento do governador e toda a equipe nessa temática e estamos trabalhando fortemente para que, no segundo semestre, os piauienses possam dispor dos serviços ofertados dentro do Gov.PI Cidadão”, explicou Ellen Gera.
O que é o Gov.PI Cidadão
O Gov.PI Cidadão é uma plataforma que possibilita as ações do Governo Digital no Piauí, com a integração de serviços, troca de informações de maneira segura dentro do ambiente digital. Por meio desse novo sistema, as secretarias, órgãos, autarquias, fundações e empresa públicas estaduais poderão disponibilizar serviços ao cidadão, de forma online.
A Seplan realizou, previamente, uma catalogação dos primeiros serviços a serem ofertados pelos órgãos estaduais e por meio da Etipi foi desenvolvida e validada a plataforma tecnológica utilizada.
O que é o Governo Digital
Governo Digital é a oferta de serviços públicos dentro de plataformas virtuais, que possibilita ao cidadão acessá-la por meio de um celular, computador, tablet, ou outro dispositivo móvel, sem precisar sair de casa. É uma forma prática e moderna de fazer a gestão pública com o uso de soluções digitais, visando benefícios às pessoas.
A solução tecnológica utilizada no Estado para a implantação do Governo Digital é a mesma já implantada com sucesso no governo da Estônia, país que conta com 99% de todos os serviços governamentais oferecidos de forma on-line e 99% da população possui identificação eletrônica.
Fonte: Etipi