Seminário - 03/07/2023 - 12:27

Seminário de Proteção e Defesa Civil do Piauí será realizado dia 6

As inscrições podem ser feitas até o dia do evento



As inscrições para o I Seminário de Proteção e Defesa Civil do Piauí estão abertas, até esta quinta-feira (6), data do evento, que terá início às 8h no auditório da APPM, no Centro Administrativo, em Teresina. O encontro gratuito é organizado pela Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) com o apoio da Associação Piauiense de Municípios (APPM). O intuito é promover a conscientização sobre prevenção de desastres naturais e discutir políticas e práticas relacionadas à proteção e defesa civil.

O evento será repleto de atividades como palestras, mesas-redondas e oficinas onde serão discutidos temas relacionados a gerenciamento de riscos, monitoramento, alerta precoce, resposta à emergência, além de outras pautas. O público-alvo do seminário são gestores municipais e representantes das defesas civis de municípios de todo o estado.

De acordo com a secretária de Estado da Defesa Civil, Norma Sueli, a organização do seminário é essencial, no âmbito estadual, para que todas as defesas civis do Piauí estejam preparadas em conjunto na prevenção de situações de emergência. “A Defesa Civil tem o objetivo de estimular a formulação de propostas e soluções para os desafios enfrentados na pasta e, desse modo, esperamos que os participantes se conscientizem sobre a importância desse evento e estejam capacitados para atuar de forma mais integrada e coordenada em caso de desastres naturais”, afirma a gestora.

Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, o seminário irá contribuir na integração entre todas as coordenações e secretarias de proteção civil no estado do Piauí. “A troca de dados, informações e estratégias entre as defesas civis do estado serão de enorme importância para as melhorias da atuação da pasta, assim como será realizada a avaliação da performance dos órgãos durante o período chuvoso até o momento. Por fim, o seminário também servirá como espaço para o alinhamento do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, em construção com os municípios, sociedade, organizações sociais e órgãos de pesquisa”, explica o gestor.