Saúde - 10/07/2023 - 09:05

Caminhões de mamografias já realizaram quase 10 mil exames em um mês

A meta é que os Caminhões da Mamografia percorram todos os municípios do estado e efetuem 125 mil exames



A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou 9.688 mamografias em pouco mais de um mês, por meio de seis caminhões adaptados que já percorreram 39 cidades piauienses neste período. A meta é que os Caminhões da Mamografia percorram todos os municípios do estado e efetuem 125 mil exames.

A iniciativa é executada pela Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara) da Sesapi com recursos oriundos de emenda parlamentar do senador Marcelo Castro. O público alvo da ação são mulheres com idade entre 40 a 69 anos, que devem agendar o serviço nos municípios onde moram.

“A mamografia é muito importante para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Os exames são agendados através da atenção básica e as pacientes receberão a data e horário previsto para realizar esse exame no seu município, próximo a sua casa", explica Rodrigo Martins, diretor da Ducara.

Cada um dos caminhões tem capacidade de realizar 80 mamografias por dia, o que representa um total de 480 exames diários. Um desses veículos encontra-se atualmente no município de Pedro II, onde deve permanecer por cerca de três semanas para a realização de 1.560 procedimentos.

A ação busca cobrir vazios assistenciais identificados pelas equipes técnicas da Sesapi, ajudando a fortalecer a atenção básica voltada para a população feminina dentro do estado, além de contribuir com a descentralização dos serviços.

“Pedimos o apoio da população para que busquem por esse serviço através de suas secretarias municipais, uma vez que é um exame muito importante para o diagnóstico precoce de um problema de saúde mais grave”, destaca Dirceu Campelo, superintendente de média e alta complexidade da Sesapi.

Assim que os exames tiverem sido realizados e os resultados disponíveis, os mesmos serão encaminhados às secretarias municipais, para que os médicos dos municípios façam o encaminhamento adequado de cada paciente que teve acesso às mamografias.


Fonte: Sesapi