Centro de Equoterapia realizou 947 atendimentos no primeiro semestre deste ano
A atividade de equoterapia colabora para promoção da saúde e bem estar biopsicossocial do assistido
Desde 2002, os piauienses contam com o Centro Estadual de Equoterapia (CEE). O espaço, que foi uma idealização da Polícia Militar do Piauí, através do regimento de Polícia Montada, disponibiliza tratamentos terapêuticos gratuitos para pessoas que tenham algum tipo de deficiência e/ou necessidades especiais. A equoterapia consiste em um tratamento terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, promovendo ao assistido benefícios físicos, psicológicos, educativos e sociais.
“A equoterapia promove o desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência. A técnica proporciona à pessoa com deficiência o desenvolvimento de suas potencialidades, respeitando seus limites e visando a sua integração na sociedade. A sessão equoterápica é baseada na prática de atividades equestres e técnicas de equitação, sendo um tratamento complementar na recuperação e reeducação motora e intelectual do paciente. A atividade equoterápica é indicada para os quadros clínicos de doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e metabólicas; transtornos mentais, de aprendizagem e linguagem, de neurodesenvolvimento, dentre outros”, explica a comandante do Centro, major Sheyla.
O Centro Estadual de Equoterapia possui núcleos em Teresina e em Parnaíba e atende pessoas a partir dos 3 anos de idade. Segundo a major Sheyla, não há limite de idade para ser beneficiário do serviço, no entanto, para ser ter acesso ao tratamento, o paciente precisa apresentar o laudo médico. O tratamento dura 2 anos, porém essa duração pode ser prolongada em virtude das particularidades de cada praticante. Dentre as patologias mais frequentes no CEE são: transtorno do espectro autista; paralisia cerebral; transtorno do déficit de atenção e hiperatividade; síndrome de down; ansiedade e casos de acidente vascular cerebral. Só no primeiro semestre deste ano, o centro realizou 947 atendimentos. No momento, o espaço segue atendendo 81 pessoas, entre os turnos manhã e tarde, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, o atendimento pode variar de 20 a 30 minutos de duração.
“O centro possui uma equipe multidisciplinar, tais como; fisioterapeutas, assistente social, médico, psicólogo, educador físico, fonoaudiólogos, que faz o acompanhamento individualizado de cada assistido. Realizamos também reuniões semanais, a fim de avaliar os avanços obtidos pelos praticantes, e uma reunião a cada seis meses com os pais e/ou responsáveis dos praticantes, para ouvi-los, analisar e discutir o trabalho realizado durante o semestre’’, reforça a major.
Para o beneficiado que tem dificuldade de locomoção, o CEE de Teresina disponibiliza um transporte adaptado que auxilia no deslocamento de praticantes para a prática equoterápica. O CEEQ/Teresina-PI, está situado na Avenida São Francisco, nº 3001, Bairro Parque Jurema, CEP. 64076-520, na cidade de Teresina - Piauí, nas instalações do Regimento de Polícia Montada da PMPI. A visitação ao centro é aberta ao público, contudo há a necessidade de agendamento.
Canais para agendamento e demais informações:
Email - [email protected]
Instagram - @equoterapiapi
Telefone: (86) 9 94668078
Fonte: PMPI