Escritório de Projetos vai monitorar metas e resultados estratégicos para a educação no Piauí
O escritório permitirá a evolução das grandes metas estabelecidas pelo Governo do Estado para a educação
Para alcançar resultados que tornem o estado do Piauí uma referência na qualidade de Ensino Público, a Secretaria de Estado da Educação(Seduc) realizou, nessa sexta-feira (14), a inauguração do Escritório de Projetos de Educação. O escritório será responsável pela construção e monitoramento das metas e resultados dos projetos estratégicos voltados para a educação.
A solenidade contou com a presença do secretário da Educação, Washington Bandeira; do secretário de Planejamento, Washington Bonfim; superintendentes e diretores da Seduc; gerentes regionais de educação e demais autoridades. Na ocasião, ocorreu o descerramento da placa de inauguração, assinatura do documento de abertura dos projetos e apresentação do plano de trabalho aos superintendentes.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, afirma que o Escritório de Projetos será importante para trazer uma gestão moderna e inédita com mais profissionalização aos trabalhos desenvolvidos. “Esse é um momento muito importante e representativo que, sem dúvidas, é um marco histórico e um divisor de águas na gestão da educação do nosso estado, com foco na excelência para o serviço que nós prestamos em sala de aula. Estamos no caminho certo de uma maior profissionalização do nosso trabalho, com uma gestão baseada em dados e evidências voltada aos resultados. Esse Escritório de Projetos será importante para desenvolver os nossos projetos e aperfeiçoar a construção das metas e fazer todo o monitoramento. A nossa finalidade é entregar um bom serviço e uma boa prestação de política pública educacional para o aluno que está em sala de aula”, declara o secretário.
O Escritório de Projetos conta com uma estrutura organizacional que irá padronizar os processos de governança relacionados a projetos, atuando como um centro de excelência. O superintendente de Gestão da Seduc, Rodrigo Torres, explica que o objetivo é maximizar a eficiência e a eficácia do uso de recursos, garantindo que os projetos sejam entregues dentro do prazo, do orçamento e dos padrões de qualidade estabelecidos, permitindo que as organizações alcancem seus objetivos estratégicos.
“Com esse escritório, acompanharemos de perto a execução dos 30 principais projetos que iremos desenvolver aqui na Seduc. E em paralelo, nós teremos uma rotina de monitoramento das metas. A cada três meses nós vamos fazer uma checagem dos resultados alcançados em conformidade com as metas estabelecidas pelo governador Rafael Fonteles e pelo secretário Washington Bandeira”, completa Rodrigo Torres.
Planejamento Estratégico
O Planejamento Estratégico da Seduc está dividido em cinco eixos principais: fortalecimento da aprendizagem; expansão do protagonismo estudantil; seleção, formação e valorização da equipe docente, gestores e servidores da rede; gestão inovadora, colaborativa e participativa.
A Seduc conta com 79 metas, que serão monitoradas em uma rotina trimestral pela Sala de Monitoramento do órgão. A diretora de Gestão Estratégica da Seduc, Ana Célia Orsano, reforça que o impacto do monitoramento e alcance dos resultados terá como maior foco os estudantes. “Estamos vivenciando essa experiência diferenciada na educação do nosso estado. A experiência que está sendo construída aqui certamente está impactando toda a gestão. Estamos monitorando indicadores, acompanhando projetos e isso faz diferença. O maior impacto será para os nossos estudantes. Fazemos parte de uma gestão inovadora”, finaliza a gestora.
O Escritório de Projetos permitirá a evolução das grandes metas estabelecidas pelo Governo do Estado para a educação e servirá de apoio para que todas as equipes da Seduc possam melhorar a forma de construir os projetos e acompanhar a sua evolução.
Fonte: CCom