Saúde da Mulher - 18/07/2023 - 10:24

Creg oferece tratamento odontológico gratuito para mulheres em situação de violência

Atualmente, cinco mulheres vinculadas ao Creg são atendidas pelo projeto em Teresina



PMT Mulheres que sofreram violência têm a dentição recuperada em serviço

As mulheres atendidas pelo Centro de Referência Esperança Garcia (Creg), o serviço de acolhimento às mulheres em situação de violência da Prefeitura de Teresina, fazem parte de uma importante parceria para fortalecimento da sua autoestima: o Apolônias do Bem. Em todo o país, o projeto oferece tratamento odontológico integral e gratuito às mulheres que vivenciaram situações de violência e que tiveram a dentição afetada durante as agressões. Atualmente, cinco mulheres vinculadas ao Creg são atendidas pelo projeto em Teresina.

De acordo com Karla Berger, secretária da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), essa parceria é essencial para garantir que as mulheres atendidas pelo Creg possam recuperar não só a saúde bucal, mas também a confiança e a autoestima que foram abaladas pela violência. “O Apolônias do Bem é um projeto que valoriza a beleza e a força das mulheres que enfrentaram situações de violência e que merecem ser felizes e respeitadas”, declarou.

O projeto Apolônias do Bem existe desde 2012 e já atendeu mais de 1.500 mulheres em todo o Brasil. O nome é uma homenagem à Apolônia de Alexandria, uma mulher que teve os dentes arrancados por se recusar a renunciar à sua fé cristã no século III. Ela é considerada a padroeira dos dentistas e das pessoas que sofrem de problemas dentários.

No Piauí, o dentista Adelino Junior e sua equipe são os responsáveis pelos atendimentos do projeto Apolônias do Bem em Teresina. Eles têm como objetivo não só devolver sorrisos, mas também empoderar as mulheres que sofreram violência e perderam a autoestima. “Uma mulher relatou que não conseguia mais nem pentear o cabelo olhando para o espelho, usava a sombra para fazer isso, porque não queria olhar para o seu rosto”. “Através da recuperação da saúde bucal, do sorriso e da autoconfiança, nós queremos ajudar essas mulheres a se reerguer e a superarem o trauma da violência”, explica Adelino Junior.

Para participar do projeto há um perfil específico, explica Roberta Mara, a coordenadora do Centro de Referência Esperança Garcia. Somente mulheres que tiveram comprometimento nos dentes provenientes da violência podem ser beneficiadas. Para isso, elas precisam ser encaminhadas pelo Creg, que faz uma triagem e um acompanhamento psicossocial das vítimas. O tratamento odontológico é totalmente gratuito e pode durar até dois anos, dependendo da complexidade de cada caso.


Fonte: PMT