Semcaspi participa da programação do Projeto “Ação para Cuidar de Pessoas” na capital
Ação para Cuidar de Pessoas, que teve início neste sábado, (22), em duas regiões, no Parque Afonso Gil e no Povoado Soim, localizados na zona rural da capital
A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) está participando da programação do Projeto “Ação para Cuidar de Pessoas, que teve início neste sábado, (22), em duas regiões, no Parque Afonso Gil e no Povoado Soim, localizados na zona rural da capital. As atividades do projeto seguem até o sábado, 12 de agosto deste ano.
O Projeto Ação para Cuidar de Pessoas” conta com cerca de 12 serviços, dentre eles: atualização, consulta e inserção no Cadastro Único, Passe Livre, Programa Criança Feliz, Programa Abrace Nós, além de corte de cabelo, design de sobrancelhas, vacinação, higiene bucal e outros.
Aline Teixeira, secretária executiva do SUAS/ Semcaspi, destaca que as equipes da política de assistência social do município estão sempre dispostas a participar de ações de cidadania.
“Essas ações são solicitações do prefeito Dr. Pessoa e que o nosso secretário Allan Cavalcante faz questão de atender, porque nós sabemos das dificuldades que muitas famílias têm de acessar as nossas unidades no nosso horário comercial. Todas as vezes que somos convidados, nos disponibilizamos a estar em ações como estas, principalmente, por conta do compromisso que o prefeito tem com a zona rural”, pontuou.
Jovina Sérvulo, coordenadora das Condicionalidades do Programa Bolsa Família, ações de cidadania é uma forma de unir políticas e tornar mais acessível às famílias que mais necessitam destes serviços.
“A presença da equipe do Renda Mínima em ações como estas é importante principalmente porque o Cadastro Único é a porta de entrada dos programas e benefícios do Governo Federal e que perpassam as ações nos municípios. Nós estamos aqui para dar essa contribuição às famílias por meio da política de Assistência Social, que nesse momento da as mãos as demais políticas que trabalham no território em prol das famílias, sobretudo, as de baixa renda”, ressaltou.
Para Samara Conceição, idealizadora do Projeto “Ação para Cuidar de Pessoas”, a proposta da iniciativa é amenizar as dificuldades enfrentadas pelas famílias que estão em situação de vulnerabilidade social.
“Eu sei das necessidades das famílias que moram na zona Rural. Sou ourinda da região. Com o projeto, estamos buscamos tentar amenizar os problemas, que são muito. Ainda tem muita gente que não tem acesso aos serviços básicos. Fico feliz em poder, com esta iniciativa, beneficiar aqueles que mais precisam”, destacou.
FAMÍlIAS BENEFICIADAS
Dentre as pessoas que participaram do Projeto Ação para Cuidar de Pessoas está Maria do Amparo, moradora do Povoado Soim, que com essa iniciativa consegui dar entrada na emissão do Passe Livre PCDs.
“Agora estou muito feliz, porque às vezes, a gente não tem a passagem de ônibus para ir resolver alguma demanda fica bem caro, ainda mais, eu que tenho duas crianças. Com o Passe Livre facilita mais para mim, para eu ir e voltar com elas”, explicou, Maria do Amparo que possui a deficiência auditiva.
Fonte: PMT