Obra de grande infraestrutura está em andamento no Parque Rodoviário
A Prefeitura Municipal de Teresina prevê a construção e urbanização do canal, além de 63 unidades habitacionais destinadas às famílias que foram desabrigadas durante as enxurradas de 2019
A Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas Sul (SAAD Sul) traz atualizações sobre o andamento das obras no Parque Rodoviário, obra de grande relevância para a zona Sul de Teresina. A Prefeitura Municipal de Teresina prevê a construção e urbanização do canal, além de 63 unidades habitacionais destinadas às famílias que foram desabrigadas durante as enxurradas de 2019, bem como aquelas que precisaram ser removidas devido a desapropriações devido a obras municipais, como é o caso das famílias da Vila da Paz e da Via Sul.
Atualmente, duas frentes de trabalho estão em andamento de forma simultânea. A urbanização do canal segue em ritmo normal, enquanto a construção das 63 unidades habitacionais encontra-se na fase final de licitação, estando a ordem de serviço prestes a ser emitida pela SAAD Sul. Ambas as obras têm previsão de conclusão até dezembro de 2023.
O projeto do canal envolve um orçamento aproximado de R$ 5.000.000,00, com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). As atividades englobam diversas etapas, como terraplenagem, contenção de aterro em gabião, estrutura do pavimento, drenagem do canal e a pavimentação em paralelepípedo. Além disso, o projeto final contempla a inclusão de vias de passeio, ciclovia e iluminação em LED. O principal objetivo após a construção do canal é evitar que novos incidentes ocorram durante o período chuvoso, minimizando os impactos das enxurradas.
O superintendente executivo, Isaac Meneses, comentou sobre o andamento da obra. “Atualmente, temos uma primeira construtora em fase de conclusão da urbanização no local. Após a finalização dessa etapa, a segunda construtora contratada dará início à construção das unidades habitacionais, seguindo o cronograma estabelecido para a execução das obras”, afirmou o superintendente.
A construção das 63 casas conta com um orçamento estimado em cerca de R$ 3.000.000,00, com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA). Dentre as unidades habitacionais, 32 serão destinadas às famílias que perderam suas moradias durante as chuvas de 2019, enquanto as outras 31 unidades serão destinadas a famílias previamente cadastradas em situações de risco ou relacionadas a desapropriações ocorridas em outros projetos.
O projeto é aguardado com grande expectativa pelos moradores de Teresina, que esperam que as obras proporcionem maior segurança, infraestrutura e qualidade de vida para todos. A SAAD Sul reforça seu compromisso com o cumprimento dos prazos estabelecidos e ressalta a importância desse projeto para a zona Sul da capital.
Fonte: PMT