Acessibilidade - 25/07/2023 - 14:37

Programa +Acessibilidade já asfaltou três ruas onde moram cadeirantes

Será iniciado o asfaltamento de mais uma via, a rua Paulo Bona Andrade, no Parque Sul.



PMT

O Programa +Acessibilidade da Prefeitura de Teresina já concluiu o asfaltamento de três ruas onde moram pessoas com dificuldades de locomoção. E, nesta quinta-feira (27), será iniciado o asfaltamento de mais uma via, a rua Paulo Bona Andrade, no Parque Sul.

O serviço está sendo executado pela Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB). “Vamos asfaltar mais de 40 quilômetros em todas as zonas da cidade, investindo R$ 3,3 milhões nessa ação. O Programa é uma parceria da Prefeitura com a Associação dos Cadeirantes e demais entidades de amparo às Pessoas com Deficiência”, declara o diretor de Asfalto da ETURB, Juca Alves.

As ruas que já foram concluídas são a Nossa Senhora dos Remédios e Quintino Bocaiúva, na Macaúba. Nesta terça-feira (25), as equipes estão finalizando a rua Buriti dos Lopes, no bairro São Pedro.

As próximas vias contempladas serão:

Quadra 53 – Promorar, zona Sul
Quadra 54 – Promorar, zona Sul
Rua Coelho Neto – Lourival Parente, zona Sul
Rua entre as quadras 60 e 61 – Promorar, zona Sul
Rua Paulo Bona Andrade – Parque Sul, zona Sul
Rua Riachuelo – Vermelha, zona Sul
Rua João de Deus Martins – Angelim, zona Sul
Rua Santa Joana D’Arc – Santa Luzia, zona Sul
Quadra 71 – Bela Vista II, zona Sul
Rua Império – Angelim, zona Sul
Rua Machado de Assis – Lourival Parente, zona Sul
Rua Barras – Memorare, zona Norte
Rua Confins – Parque Wall Ferraz, zona Norte
Rua Inv. Chico Honorato – Santa Rosa, zona Norte
Rua Mariano Barroso – Cidade Industrial, zona Norte
Avenida Luiz Vieira – Deus Quer, zona Sudeste
Rua Professora Maria das Graças Sérgio – Santana, zona Sudeste
Rua Cananeia – Brasilar, zona Sudeste
Rua Itapessununga – Beira Rio, zona Sudeste
Rua Salinópolis – Verde Lar, zona Leste

“Estamos trabalhando com agilidade e eficiência, na substituição do calçamento cabeça de jacaré por um asfalto de qualidade, que vai permitir conforto às pessoas que têm dificuldade de locomoção. Nossa meta é asfaltar, pelo menos, um quilômetro por dia, como determina nosso prefeito”, declara o diretor-executivo da ETURB, Edmilson Ferreira.

O presidente da ETURB, João Duarte, destaca que substituir o calçamento pelo asfalto traz inúmeros benefícios às pessoas com dificuldade de locomoção, entre eles, a possibilidade de maior independência.

“Estamos muito animados com essa obra porque, por meio dela, vamos atender pessoas que sofrem todos os dias quando precisam sair de casa. Ruas bem asfaltadas promovem a independência e a inclusão de cadeirantes na sociedade. A acessibilidade adequada permite que essas pessoas participem ativamente da vida comunitária, acessem serviços públicos, como escolas e hospitais, e desfrutem de espaços públicos, como parques e praças. Uma infraestrutura inclusiva contribui para a igualdade de oportunidades e para a melhoria da qualidade de vida”, pontua o presidente João Duarte.

 


Fonte: PMT