Estudantes do CMEI Vila Bandeirante recebem Certificados Proerd 2023
O projeto foi aplicado na unidade de ensino com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) desde o ano passado, ministrado para 40 estudantes do 2º Período com a instrução do Cabo Rocha.
Crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vila Bandeirante, na zona Leste de Teresina, receberam o Certificado de Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) 2023. O projeto foi aplicado na unidade de ensino com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) desde o ano passado, ministrado para 40 estudantes do 2º Período com a instrução do Cabo Rocha.
O projeto PROERD tem por objetivo ensinar para as crianças técnicas de defesa pessoal, identificar adultos assediadores, assim como quem contatar quando se sentirem em perigo. Nordely Noronha, diretora do CMEI, destaca que o Proerd foi aplicado somente com os alunos do 2º Período porque eles têm maior maturidade que as turmas de nível menor, e assim possuem maior noção de como acessar canais de comunicação para denunciar e pedir ajuda, como proceder em casos de violência, bullying, assédio, dentre outros.
Nordely pontua que o representante do programa para instruir as crianças é rigorosamente selecionado pela PM. “O perfil do orientador não é para qualquer policial militar, existe um estudo sobre a vida do profissional. Tem que ser uma pessoa íntegra, responsável, honesta, então, é feito um trabalho rigoroso na escolha”.
A entrega dos certificados foi organizada pela Polícia Militar e contou com a presença de membros da corporação, dentre cabos, capitães e outros. Uma das crianças foi escolhida para fazer o juramento na solenidade. “Foi um momento ímpar. É um projeto que vale a pena a Prefeitura de Teresina abraçá-lo, por meio da Semec, porque vivemos em uma sociedade muito conturbada e esse trabalho vem para fortalecer a segurança das nossas crianças”, conclui a diretora do CMEI.
O Proerd será ampliado no CMEI também para os responsáveis legais das crianças no próximo semestre letivo de 2023, que inicia dia 9 de agosto. Os pais deverão se inscrever no projeto, no qual serão instruídos acerca dos cuidados e proteções que devem manter para afastar as crianças das drogas e da violência.
Fonte: PMT