Defesa Civil, Semarh e Etipi planejam construir app de monitoramento e gestão de riscos e desastres
Esse processo compreende na informatização da Secretaria de Defesa Civil, no alinhamento da Secretaria com os suportes tecnológicos do Governo do Estado
A Diretoria de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) reuniu-se com membros da Diretoria de Planejamento e Segurança Hídrica da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) e da Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (Etipi) para dialogar sobre a construção de um aplicativo de monitoramento e gestão de riscos e desastres direcionadas aos Territórios de Desenvolvimento do Piauí.
O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil no Piauí, Werton Costa, ressalta que o encontro foi oportuno para discutir sobre soluções tecnológicas no campo da tecnologia da informação da inteligência artificial, bem como para a
“Esse processo compreende na informatização da Secretaria de Defesa Civil, no alinhamento da Secretaria com os suportes tecnológicos do Governo do Estado, uma integração da base de dados entre Sedec e Semarh e a possibilidade de desenvolvimento de um aplicativo que vai aproximar os serviços públicos ofertados pelas duas Secretarias, do cidadão em todos os territórios de desenvolvimento”, conta.
A ideia é que o App forneça ao usuário alertas de emergência sobre sua localidade, além de orientações sobre mapas de áreas de risco geológico e hidrológico, cotas de enchente por ruas, dados sobre as barragens da região e informações do trânsito, tempestades, deslizamentos, vendavais, afogamento, queda de energia, alertas de emergência, calor extremo, baixa umidade relativa do ar, produtos perigosos, incêndios florestais, plano familiar de emergência, estiagem e voluntariado.
Segundo o diretor da Empresa de Tecnologia do Piauí (Etipi), Ellen Gera, as equipes estão trabalhando na possibilidade da informatização da área da Defesa Civil para poder interagir com a população diretamente. “São muitos eventos que acontecem no dia a dia e que colocam a população em risco. A defesa Civil está de parabéns, pois idealizou um aplicativo, um sistema que vai gerar alertas para a população. Nós vamos trabalhar em parceria para fazer um estudo técnico junto com toda a área da Defesa Civil, Bombeiros e Semarh para que a gente possa informatizar essa área do governo e logo possa ter funcionalidade chegando aos cidadãos, tanto gerando alertas, como também escutando a população, visto que a própria pode ser um agente de monitoramento desses eventos”, explica o gestor.
perfeiçoar o chamado monitoramento e sistema de alertas para gestão de riscos e desastres da Defesa Civil.
Fonte: CCom