119 candidatos realizaram prova para eleição de conselheiros tutelares no domingo (6)
Candidatos realizando a prova para conselheiros tutelares de Teresina.
O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Teresina (CMDCAT) promoveu na manhã deste domingo, (6), no Instituto Federal do Piauí (IFPI), Centro, a etapa da avaliação, prova escrita e redação, dos 124 candidatos aptos, 119 compareceram ao local da prova. O gabarito das questões objetivas e da redação serão divulgados nesta segunda-feira, (7), no site da Semcaspi.
Após a aplicação da avaliação, os candidatos terão um prazo, de 8 a 11 de agosto de 2023, para apresentar a defesa e impugnação relativa ao resultado da prova escrita. Entre 14 e 15 de agosto, haverá análise das defesas de impugnação. E o resultado oficial da avaliação será divulgado no dia 16 de agosto deste ano.
De acordo com André Santos, presidente do CMDCAT, a avaliação é a última etapa a que os candidatos serão submetidos até a eleição de conselheiros tutelares.
“Nós estamos muito satisfeitos com o andamento do processo seletivo. Temos seguido cada etapa com muito respeito e compromisso com os candidatos. A cada etapa representa mais um passo de aprendizagem e avaliação, que contribuem para que a nossa comissão possa selecionar os candidatos que realmente tem o perfil para atuar na garantia de direitos das crianças e adolescentes”, ressaltou.
André Santos comenta da transparência e do apoio da Prefeitura de Teresina, com a estrutura e a participação de servidores no apoio técnico ao longo do processo seletivo.
“É com certeza o processo seletivo mais transparente e o que a Prefeitura disponibilizou cerca de mil servidores para atuar, especialmente, no dia da avaliação, para que essa etapa acontecesse de forma tranquila e com o devido apoio”, pontuou.
CRONOGRAMA
– 7 de agosto de 2023 – Publicação do gabarito das questões objetivas e resultado da redação;
– 8 a 11 de agosto de 2023 – Apresentação de defesa e impugnação relativo ao resultado da prova escrita;
– 14 e 15 de agosto de 2023 – Análise das defesas de impugnação;
– 16 de agosto de 2023 – Divulgação da relação dos candidatos aprovados na avaliação de conhecimentos proclamados a candidato oficial à eleição de conselheiros tutelares;
– 16 de agosto de 2023 – Nomeação das mesas receptoras;
– 17 de agosto de 2023 – Reunião para firmar compromisso;
– 18 de agosto a 30 de setembro de 2023 – Campanha dos candidatos;
– 1 de outubro de 2023 – Votação.
Fonte: PMT