Polícia Militar lança Curso de Formação de Instrutores do Proerd
Os 33 policiais militares que participam do curso, devem atuar como instrutores em escolas estaduais do Piauí.
33 policiais militares estão participando do curso. A capacitação conta com o apoio de policiais militares de outros estados.
O lançamento do XI Curso de Formação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, da Polícia Militar do Piauí, ocorreu na manhã desta segunda-feira (07), no auditório da Fiepi. Cerca de 33 policiais militares estão participando do curso e, após a conclusão das aulas, que começaram hoje (07) e vão se estender até o dia 20 deste mês, estarão aptos para atuarem em escolas estaduais de todo o Piauí.
Segundo a Major Márcia, coordenadora do Proerd, através dessa iniciativa, milhares de crianças e adolescentes do estado serão beneficiadas. “Estamos aqui na Fiepi realizando a solenidade de abertura referente à 11ª turma do Curso de Formação de Instrutores do Proerd do Estado do Piauí, que é de relevante importância para a corporação. Após a conclusão do curso, eles estarão fazendo atividades preventivas no interior do estado e na capital, onde estarão atendendo crianças do ensino fundamental e do ensino médio, pois durante do curso de formação de instrutores teremos o treinamento do novo currículo do ensino médio, que está chegando ao Brasil. Os adolescentes também terão oportunidade de participar de atividades preventivas onde vão estar preparados para dizer ‘não às drogas e à violência’”, esclarece.
Nesta edição, a Formação do Proerd conta com o apoio de polícias militares de outros estados. “Contamos também com a participação de parceiros, como por exemplo, das policiais militares do Rio de Janeiro, de Pernambuco, do Maranhão, da Paraíba e do Mato Grosso, que também estão compondo a equipe de docentes que irá realizar esse curso aqui no nosso estado. Então, a PMPI está agora participando dessa nova fase, ampliando de forma considerável a questão da prevenção às drogas e à violência”, explica a Major Márcia.
O Secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, exalta a importância dessa capacitação. “É importante essa capacitação constante dos policiais do Proerd, essa política pública que leva mensagem aos jovens, crianças e adolescentes, e até os pais de que o caminho das drogas não é um caminho viável, pois leva à ilicitude, leva ao crime. Então, a gente quer replicar em todos os municípios o curso de formação, o curso de preparação das crianças e adolescentes em parceria com a Secretaria de Educação e também com a Cendfol”, finaliza.
Fonte: PMPI