Desenvolvimento Sustentável - 08/08/2023 - 09:13

CITinova: em fórum de cidades sustentáveis no Pará

Agenda 2030 debate projetos de Teresina com novo investimento, estão sendo apresentadas no Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades 2023, realizado em Belém (PA) no contexto da Cúpula da Amazônia.



PMT

As iniciativas que Teresina vem planejando para se tornar uma cidade mais sustentável e ambientalmente inteligente, especialmente no contexto das mudanças climáticas, estão sendo apresentadas no Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades 2023, realizado em Belém (PA) no contexto da Cúpula da Amazônia. O coordenador da Agenda 2030, Leonardo Madeira, e a analista de gestão pública Pâmela Basílio representam a Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação no evento. Além deles, o Secretário do Meio Ambiente, Luís André, e a gerente de planejamento e projetos da Semam, Shélyda Rodrigues, também estão presentes.

Estão sendo apresentadas diversas soluções e iniciativas no âmbito dos projetos CITinova, com foco nos projetos-pilotos já executados em Brasília (DF) e Recife (PE), e planejados para Belém (PA), Florianópolis (SC) e Teresina (PI).

“O objetivo do CITinova é a promoção de soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável de cidades. Em sua primeira fase, Brasília e Recife foram contempladas com soluções que ganharam repercussão em nível nacional e internacional. Em Brasília nós temos um dos melhores sistemas de gestão ambiental do Brasil desenvolvido através desse projeto e em Recife tivemos a construção dos jardins filtrantes, que também ganharam grande repercussão. Nessa segunda fase, o desafio aumentou porque são três cidades e suas regiões metropolitanas: Teresina, Belém e Florianópolis. Teresina se encontra em grande expectativa de poder iniciar os debates e receber os investimentos de doação do Fundo Global para o Meio Ambiente”.

Durante o fórum também estão sendo apresentadas ferramentas estratégicas para apoiar as cidades amazônicas no processo de transformação urbana a partir do planejamento integrado, tecnologias sustentáveis e implementação da Agenda 2030.

O CITinova concretiza nos municípios as diretrizes das agendas globais de desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas, utilizando ferramentas e projetos-piloto para o planejamento urbano integrado e o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.

Financiados pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), os projetos CITinova I e II são liderados pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) com subsídios ao aprimoramento ou formulação de políticas públicas mais condizentes com os desafios enfrentados pelas cidades brasileiras.

Colômbia

A Agenda Teresina 2030, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), participou na última semana do mês de julho do intercâmbio entre países para tratar de soluções baseadas na natureza urbana. Além do Brasil, participaram representantes da Costa Rica, Argentina e Colômbia. O encontro aconteceu em Barranquilla, na Colômbia, para dialogar sobre a experiência da cidade na implementação de projetos bem-sucedidos de soluções urbanas baseadas na natureza.

Representando Teresina, estiveram o Secretário Executivo de Planejamento Estratégico e Gestão, Jivago Gonçalves, e o Coordenador da Agenda Teresina 2030, Leonardo Madeira. No encontro, foi apresentado a experiência de Teresina com financiamentos sustentáveis.

A UrbanShiftA, em colaboração com a Cities4Forests, organizou o Intercâmbio entre Pares (P2P). Esse evento reuniu mais de 20 representantes de governos municipais e nacionais de 8 cidades e 4 condados da região da América Latina e do Caribe que estão trabalhando no NBS e buscam aprender com a experiência de Barranquilla na implementação de muitos projetos bem-sucedidos de NBS nos últimos anos.


Fonte: PMT