Saúde Idoso - 11/08/2023 - 11:02

Unidade Básica de Saúde incentiva idosos a cuidarem da saúdev

Participaram da atividade 12 idosos, com idades entre 62 e 79 anos.



PMT

A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Santa Maria da Codipi, na zona Norte de Teresina, realizou reunião esta semana do grupo Eu Vivo Ativo/a (EVA) com os idosos do bairro Santa Maria das Vassouras, que é atendido pela unidade. Participaram da atividade 12 idosos, com idades entre 62 e 79 anos.

Foi realizado o acompanhamento em saúde com a verificação de pressão arterial, educação em saúde abordando técnicas de respiração e relaxamento, práticas corporais, alongamento e exercícios de coordenação motora. A Enfermeira Lívia Maria destaca que a importância do grupo está em propiciar aos idosos uma atividade planejada e específica para eles onde há o momento de interação e valorização do cuidado com o idoso. “Além da realização do acompanhamento de rotina dos mesmos, com renovação de receitas. O grupo tem uma boa adesão e os idosos sempre vão muito animados para os encontros”.

Segundo site do Ministério da Saúde, o perfil epidemiológico da população idosa é caracterizado pela tripla carga de doenças com forte predomínio das condições crônicas, prevalência de elevada mortalidade e morbidade por condições agudas decorrentes de causas externas e agudizações de condições crônicas. A maioria dos idosos é portadora de doenças ou disfunções orgânicas, mas cabe destacar que esse quadro não significa necessariamente limitação de suas atividades, restrição da participação social ou do desempenho do seu papel social.

Para planejar ações voltadas para a população idosa é necessário saber quantos idosos vivem no território de abrangência e conhecer suas diferentes necessidades. Uma forma de planejar o cuidado a partir dessas necessidades é classificar as pessoas idosas de acordo com sua capacidade funcional e com os cuidados de que necessitam. Esses critérios podem ser identificados durante as visitas domiciliares e nas avaliações propostas na Caderneta da Saúde da Pessoa Idosa, que foi estruturada pelo Ministério da Saúde (MS) para ser um instrumento estratégico de acompanhamento longitudinal das condições de saúde da população idosa nos serviços de saúde.

 


Fonte: PMT