Tecnologia - 15/08/2023 - 15:00

Em Boston, governador busca cooperação para implementação de programas de “Smart Cities”no Piauí

As cidades inteligentes buscam dinamizar o desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida da população.



CCom Programas de “Smart Cities” no Piauí

Em agenda na cidade de Boston, EUA, o governador Rafael Fonteles se reuniu, na tarde desta segunda-feira (14), com o prefeito em exercício, Yusufi Vali, para discutir e conhecer o exemplo de Boston para boas práticas na gestão da cidade e apresentar a experiência piauiense com os programas Governo Digital e Saúde Digital. O governador busca cooperação para implementação de programas de “Smart Cities” no Piauí.

O conceito de Smart Cities (ou cidades inteligentes, na tradução) é referente a cidades em que há uma integração na produção de energia, tecnologia, serviços e financiamentos para dinamizar o desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida da população.

Os gestores municipais apresentaram a Rafael Fonteles o modelo de Boston, que busca inovação e procura integrar a comunidade à gestão da grande metrópole. Fonteles destaca o gerenciamento da cidade como um modelo no qual devemos nos inspirar.

“A gente acompanhou aqui todo o zelo e comprometimento que eles têm em cuidar de cada item que envolve a qualidade de vida da cidade dentro das habitações, até a questão climática; a parte de tecnologia onde o cidadão engajado em apontar os eventuais problemas em cada calçada e rua da cidade de Boston”, explicou Fonteles, anunciando ainda a abertura de um escritório da Investe Piauí em Cambridge, Massachusetts, o qual terá parcerias com a prefeitura de Boston.

O presidente da Etipi, Ellen Gera, ressaltou o aplicativo BOS 311, ferramenta de interação com o cidadão local e utilizada nos mesmos moldes do GOV.PI Cidadão, plataforma digital que será lançada em breve no Piauí.

“O app BOS 311 segue a ideia do GOV.PI Cidadão e nessa agenda dialogamos bastante sobre a funcionalidade de um sistema como esse, com vistas à modernização dos serviços públicos e desenvolvimento tecnológico. Aqui em Boston foi aberto um escritório do Piauí e essa é mais uma porta aberta para diálogos e troca de ideais com o mercado internacional. O Piauí avança muito por meio desse trabalho encabeçado pelo governador Rafael Fonteles”, afirmou o gestor.

O governador também foi recebido pelo economista maranhense Álvaro Lima, que exerce as funções de diretor de Pesquisas e assessor especial da prefeita da cidade, Michelle Wu. O brasileiro comemorou a contribuição do exemplo de Boston para a administração pública no Piauí, destacando a importância da abertura do escritório piauiense em Massachusetts. “É sempre bom fazer algo pelo meu país e com certeza a abertura do escritório aqui será maravilhoso. Iremos contribuir de todas as formas possíveis”, destacou Álvaro.

Agenda nos EUA

Rafael Fonteles cumpre agenda nos Estados Unidos até o dia 22 de agosto. Nesta segunda-feira (14) ele esteve reunido com a presidente da Framingham State University e Entrepreneur Innovation Center, Nancy Niemi, e o prefeito de Fraingham, Charlie Sistsky. Na pauta, foram assinados Memorandos de Entendimento (MoU), para o programa de intercâmbio de professores e estudantes. Ele esteve reunido também com Steve Cameron, CEO da Verde Hydrogen, empresa especializada na produção de eletrolisadores.

No fim do dia, Rafael se reunirá ainda com o diretor do Departamento de Radiologia do Massachusetts General Hospital, Dr. Bernardo Bizzo e irá participar da abertura do Programa de Liderança Executiva para a Primeira Infância.

Leia também:

Em Stoughton (EUA), governador busca parcerias na área de hidrogênio verde

Rafael firma acordo nos EUA para intercâmbio e cooperação sobre transformação digital e transição energética


Fonte: CCom