Piauí terá duas escolas indígenas até o final do ano
Sasc, Seduc e Lideranças Indígenas assinam compromisso para implantação das Primeiras Escolas Indígenas no Estado
Lideranças indígenas Tabajaras, Guajajaras e Waraos estiveram reunidos, nesta quinta-feira (17), com representantes da Superintendência de Igualdade Racial e Povos Originários, da Secretaria da Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e da Secretaria de Educação para discutirem a implantação das primeiras escolas indígenas no Piauí.
De acordo com o diretor dos Povos Originários da Sasc, cacique Henrique Manoel Nascimento, as iniciativas marcam o compromisso com os povos indígenas na educação escolar indígena e valorização à pluralidade étnica, diz ele.
Até o final do ano estão previstas a inauguração de duas escolas no Estado, sendo uma em Teresina para atender os povos Guajajaras e Waraos, e outra em Lagoa de São Francisco para os povos Tabajara e Tapuio.
As comunidades indígenas estão se organizando junto ao Governo do Estado para a realização de seminários sobre educação indígena. No próximo dia 18 de agosto será realizado um seminário estadual na Aldeia Nazaré, em Lagoa de São Francisco, 189,2 km de Teresina, para a preparação da comunidade sobre a importância de se ter escolas indígenas no Estado.
Museu dos Povos Originários
No próximo dia 30 de agosto, acontece a inauguração do 1° Museu Indígena do Estado. O evento contará com a presença dos ministros do Desenvolvimento Social, Wellington Dias e da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. Na oportunidade, serão apresentadas iniciativas do Estado na defesa dos povos originários, além da apresentação de propostas de parcerias do Governo Estadual, por meio da Superintendência de Igualdade Racial e Povos Originários da Sasc e Secretaria Estadual da Cultura (Secult) com o Governo Federal.
Fonte: CCom