Desenvolvimento - 24/08/2023 - 11:12

Segurança, esporte e tecnologia são pautas da 40ª Assembleia do Conselho Municipal de Turismo

A atividade, que foi realizada no auditório do Hotel Uchôa, contou com a presença de 22 conselheiros e convidados e teve como pautas principais: segurança no centro de Teresina, projetos de ciclismo e possíveis caminhos para uma plataforma online de vendas de produtos regionais.



PMT

Nesta quarta-feira (23), foi realizada a 40ª assembleia ordinária do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), presidida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Iran Felinto. A atividade, que foi realizada no auditório do Hotel Uchôa, contou com a presença de 22 conselheiros e convidados e teve como pautas principais: segurança no centro de Teresina, projetos de ciclismo e possíveis caminhos para uma plataforma online de vendas de produtos regionais.

O Comandante de Policiamento Metropolitano, Coronel Adriano Ursulino de Lucena, iniciou o encontro apresentando as ações e relatórios de segurança no ano de 2023 do 1° BPM de Teresina, onde as ocorrências na capital demonstraram uma baixa de cerca 1,2% em relação à Janeiro a Agosto de 2022.

“Nesses 32 anos de experiência, nós chegamos à conclusão que só existe um motivo que faça o criminoso mudar de ideia, que é a identificação prévia dos seus atos preparatórios para o crime, fazendo com que ele perca o seu elemento surpresa, esse é o grande trunfo para essa baixa, aliado a tecnologia por meio de gravações e denúncias, que faz com que o criminoso não tenha espaço para agir’’, afirmou.

A segunda pauta do dia ficou por conta do presidente da Federação de Ciclismo, Fernando Correia Lima, que na oportunidade apresentou projetos voltados para a área do ciclismo e bicicross e pontuou sobre a finalização da obra da pista de BMX, localizada no bairro Alto da ressurreição, deixada como legado da olimpíada Rio 2016. A pista é voltada para a realização de campeonatos nacionais profissionais da área.

“A expectativa é que com a finalização dessa obra, seja desenvolvido junto com as secretarias do município, não só o ciclismo de alto rendimento, mas sim também os projetos sociais como escolinhas de BMX, que a gente vê sendo de grande importância para a população daquela região que é bastante vulnerável”, destacou.

O Superintendente da SAAD Sudeste II, Andrei Costa, que também participou da reunião, afirmou seu desejo de retomar a obra. “Já solicitamos o laudo para que seja feita a vistoria do que precisa ser suplementado no orçamento, para podermos retomar a obra e finalizar, pois é um projeto que está no radar de prioridades da SAAD Sudeste II. Sabemos da importância dessa obra de calibre nacional para alavancar não só o turismo externo como também o turismo interno, fomentando a capacitação de novos talentos para o esporte”, destacou.

Para concluir a pauta do esporte, o diretor da Federação de Ciclismo do Piauí, Zenardo Maia, afirmou que Teresina será sede da Copa Norte e Nordeste de ciclismo em estrada, em agosto de 2024, alavancando a economia e o turismo na cidade. “Isso representará na economia do mês de agosto do ano que vem uma inserção de quase 1 milhão, pois iremos receber cerca de 700 atletas sendo 665 de fora do estado, demonstrando a validez de se investir em esporte para fomentar a economia e o turismo”, afirmou.

E para finalizar o encontro, o coordenador de Inovação e Tecnologia da SEMDEC, José Bringel Filho, apresentou um projeto voltado a possíveis caminhos e desafios para a criação de uma plataforma em formato de marketplace para a compra e venda de produtos regionais. “Os principais desafios seriam assegurar a transação financeira, o engajamento e investimento e marketing da plataforma, por sua vez os possíveis caminhos possíveis no momento são dois, uma delas é atrair startups ou empresas que já tenha tempo nesse processo de gerir marketplace, a outra solução seria usar ferramentas que já existem como google docs, linktree, dentre outras, por meio de uma computação criativa”, pontuou.

O secretário da SEMDEC, Iran Felinto, finalizou destacando a importância de todas as pautas abordadas durante a reunião. “São pautas bastante relevantes para o Turismo local e externo, e que movimentam a economia da capital. Como secretário me encontro disponível para ajudar no que puder”, concluiu.

 


Fonte: PMT