Curso de Direito da UFPI conquista nota máxima no ENADE 2022
Esse feito é um reflexo do comprometimento constante da instituição em fornecer uma educação de qualidade, preparando seus estudantes para o mercado de trabalho
O Curso de Direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI) conquistou mais uma vez nota 5 na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2023. Esse feito é um reflexo do comprometimento constante da instituição em fornecer uma educação de qualidade, preparando seus estudantes para o mercado de trabalho.
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) é uma parte integral do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Sua principal finalidade é avaliar a qualidade dos cursos de ensino superior, utilizando o desempenho dos estudantes como métrica. Desta forma, a avaliação aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) objetiva avaliar como as universidades preparam os estudantes para o mercado de trabalho.
O reitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes, expressou seu reconhecimento ao desempenho positivo do curso em mais uma edição do ENADE e enfatizou o compromisso da Universidade em buscar melhorias constantes, mesmo diante de desafios. "Nós queremos parabenizar aos que fazem parte do curso de direito, que obteve a nota máxima. Parabenizamos também os outros cursos que tiveram nota quatro e vamos a partir de agora analisar o desempenho geral para adotarmos estratégias para os próximos ENADEs. Este é o papel da universidade", disse.
A Procuradora Institucional da UFPI, Edna Magalhães, afirmou que a Universidade vem se dedicando e criando uma cultura institucional de valorização do exame. “Criamos a marca ENADE: realizamos cursos e seminários preparatórios, apoiamos os coordenadores no trabalho de preparação dos alunos para o exame, além da ampliação da formação do corpo docente, a maioria de doutores, e a melhoria na infraestrutura da UFPI. Estamos comprometidos em continuar aprimorando o ensino e promovendo o sucesso dos nossos estudantes. Os demais cursos ficaram com conceito na faixa de 3 e 4, o que significa um bom desempenho. Mas, observamos que em relação a outras Universidades de excelência do nordeste, a UFPI, ficou melhor posicionada”, destacou.
A coordenadora do curso de Direito, Prof. Christianne Matos, compartilhou sua satisfação com mais um resultado positivo alcançado, por meio do compromisso mútuo dos docentes e estudantes em busca da excelência acadêmica. “Ficamos satisfeitos com este resultado coletivo. Os professores se dedicam às suas funções e nossos alunos têm demonstrado esforço e receptividade aos ensinamentos repassados. O desempenho exemplar do curso de Direito é um testemunho da dedicação dos professores e do empenho dos alunos, que continuam a contribuir significativamente para a excelência acadêmica da UFPI”, disse.
A aluna do curso de Direito, Juliana Rodrigues, pontuou ser um passo muito importante na história da instituição e do curso. “Uma amostra da dedicação dos alunos e do comprometimento do corpo docente com o ensino jurídico do Piauí”, declarou.
Além do desempenho do curso do Curso de Direito, os cursos de Administração do campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, e Comunicação Social/Jornalismo do campus de Teresina, também se destacaram conquistando a nota 4. O curso de Administração subiu a nota de 3 para 4, já a graduação em Jornalismo manteve a nota. Essa pontuação reafirma o compromisso da universidade em fornecer uma formação de alta qualidade.
O coordenador do curso de Administração, Douglas Moraes, destacou que o avanço na qualidade do curso de Administração de Picos expressa o esforço e dedicação da equipe de docentes, efetivos e substitutos e discentes, que historicamente, tem constituído o curso de Administração no campus. “Nós, professores do curso de Administração do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros-CSHNB/UFPI, recebemos com muita alegria o resultado do ENADE. Devemos dar ênfase à participação das Universidades Públicas entre as Instituições de Ensino Superior com maior conceito no Piauí. Este resultado reafirma a importância das Instituições Públicas de Ensino Superior para a qualificação dos jovens do nosso estado, apesar de todos os desafios”, afirmou.
Sobre manter o conceito 4, o coordenador em exercício e professor do Departamento de Comunicação Social, Cantídio Filho, destaca que a nota do curso vem graças a uma somatória de forças entre corpo docente, discente e gestão administrativa. “Nós fizemos todo um trabalho de mobilização dos alunos e dos professores que ministraram seminários para os alunos de preparação. Graças ao aval da própria Universidade Federal do Piauí que deu todo o suporte de preparação para que a gente pudesse ter um desempenho satisfatório”, declarou.
Em 2022, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) realizou a avaliação de cursos vinculados ao ano III do ciclo avaliativo do exame, tal como, administração, jornalismo, ciências contábeis, direito, ciências econômicas, serviço social, administração pública.
Fonte: UFPI