Hidrogênio Verde - 17/11/2023 - 12:09

Piauí assina a primeira licença ambiental de Hidrogênio Verde; Investimento é o maior do mundo

Nesta sexta-feira (17) acontecerá a assinatura do licenciamento com a empresa alemã. Rafael Fonteles levará a proposta para Bruxelas e Bélgica no próximo fim de semana



Primeira licença ambiental de Hidrogênio Verde - Foto: Semarh

O Governo do Estado emitiu a primeira licença ambiental para a produção de Hidrogênio Verde. Será o maior projeto de Hidrogênio Verde do mundo, com capacidade instalada de mais de 4.000 toneladas por dia, utilizando energia renovável, e prevê investimentos de até 100 bilhões de reais nos próximos cinco anos no Estado. O grupo Solatio Energia/Solatio Hidrogênio Piauí Gestão de Projetos Ltda, está licenciado para executar atividades de produção e construção de linhas de transmissão e subestação elevadora. A empresa irá instalar uma unidade de produção de Hidrogênio Verde e Amônia Verde, na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, no litoral piauiense.

“Será o maior projeto de Hidrogênio Verde no mundo, com capacidade instalada de mais de 4.000 toneladas por dia, utilizando energia renovável, e o nosso potencial de energia eólica e solar para produção e geração de emprego e renda", destacou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira. É um dia histórico, um investimento histórico, e nessa linha nosso governador levará a Bruxelas e Bélgica, neste fim de semana, todo o aparato para atração de investimentos para o nosso Estado”, completou.

O governador Rafael Fonteles comentou da importância da produção do Hidrogênio Verde, o combustível do futuro. “Dia histórico para o Piauí! Recebi das mãos do secretário Daniel Oliveira, este competente gestor, que tem conciliado a preocupação ambiental com a agilidade dos processos, na Semarh. Já estamos com a licença ambiental prévia, do maior projeto de Hidrogênio Verde do mundo, que será o combustível do futuro, e que vai substituir essa matriz fóssil de uso dos derivados do petróleo, do gás, do carvão, para esse novo combustível aqui no Piauí" frisa Rafael Fonteles.

Foram feitos estudos e uma análise para os procedimentos de licenciamento, que envolvem a cadeia produtiva do Hidrogênio Verde. Desse modo, aconteceram adequações para unir a agenda da sustentabilidade ambiental e da preocupação com o futuro do planeta, com a agenda de geração de emprego e renda e de atração de investimentos.


Fonte: Semarh