Semec e Nucepe se reúnem para discutir diretrizes do Concurso Público
Na reunião, os representantes da Semec e do Nucepe dialogaram acerca da construção das bancas para definir o edital, bem como sobre as correções das provas aplicadas
A Secretaria Municipal de Educação (Semec) se reuniu com os técnicos do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) na manhã desta quinta-feira (16), para definir as diretrizes do edital do concurso público do órgão. Na reunião, os representantes da Semec e do Nucepe dialogaram acerca da construção das bancas para definir o edital, bem como sobre as correções das provas aplicadas.
O concurso público para contratação de professores efetivos para a Rede Municipal deverá ser lançado, ainda, em 2023. “O edital, ainda, não foi lançado devido a análise criteriosa que estávamos realizando para definição da banca que realizará o certame. Não tenho dúvidas, que teremos professores competentes que irão contribuir com as diretrizes para elaboração das provas. A Semec estará acompanhando todo o processo de elaboração do concurso em relação ao conteúdo. As duas instituições, Semec e UESPI, estão totalmente empenhadas”, pondera a Secretária Executiva de Gestão da Semec, professora Edileusa Sampaio.
Por meio da Lei Municipal N° 5.981, a Prefeitura de Teresina e a Câmara Municipal estabeleceram a abertura das vagas referentes ao concurso. Com 616 direcionadas para contratação de professores para a Rede Municipal, acrescidas de vagas para outros cargos, o professor Ximenes destaca a importância do concurso. “Esse vai ser um dos maiores concursos que a Rede Municipal já teve. Tem sido muito aguardado pela população de Teresina”, enfatiza.
A Semec esteve presente por meio do secretário executivo de ensino, professor Reinaldo Ximenes, da secretaria executiva de Gestão, professora Edileusa Sampaio, do assessor jurídico, Antônio Meneses, da gerente de ensino fundamental-Anos Finais, professora Geane Alves, e de professores formadores da Semec de diferentes áreas (português, matemática, geografia, inclusão, dentre outras).
O assessor jurídico Antônio Meneses aponta que a documentação relativa ao edital está quase toda completa, é aguardado somente o parecer da Procuradoria Geral do Município (PGM), para o documento ser assinado pelo secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso. “Está tudo pronto do ponto de vista jurídico pela CGM (Controladoria Geral do Município). Já possuímos documentos dela, da SEMA (Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos), da Secretaria de Finanças”, enfatiza.
O Nucepe será o órgão responsável pela elaboração da prova e aplicação do exame relativo ao concurso, com a assinatura de autorização e diretrizes propostas a serem efetuadas pela Semec. A diretora do núcleo, professora Barbara Melo, destaca que será preciso grande esforço e cooperação para criação da banca que irá corrigir as provas.
Fonte: Semec