Capacitação - 21/11/2023 - 11:44

Sine realiza formação de pessoas com deficiência para entrada no mercado de trabalho

O Objetivo do evento é oportunizar para as pessoas com deficiência ferramentas e recursos importantes que viabilizam a sua aproximação direta com o mundo do trabalho



Foto: Sine-PI

O Sistema Nacional de Emprego (Sine), em parceria com Secretaria para Inclusão da Pessoa com deficiência (Seid) realizará, no dia 27 de novembro, de 8h as 12h, no auditório da Seid, a primeira formação da pessoa com deficiência para inclusão no mercado trabalho. 

O Objetivo do evento é oportunizar para as pessoas com deficiência ferramentas e recursos importantes que viabilizam a sua aproximação direta com o mundo do trabalho.

São esperados cerca de 80 trabalhadores buscando orientações sobre construção de um currículo, aspectos importantes para uma entrevista de emprego entre outros temas como empreendedorismo.

 “Eventos como esse são de suma importância para comunidade em geral e para empresas do nosso estado, vez que esse evento visa oportunizar para as pessoas com deficiência ferramentas e recursos importantes que viabilizam a sua aproximação direta com o mundo do trabalho”, explica a gerente de Intermediação de Mão de Obra do SINE/ Piauí, Marina Neri.

O evento oportunizará ainda a reunião de pessoas com deficiências aptas a estarem no mercado de trabalho e empresários que tenham nessa contratação.  Na data, o SINE, administrado pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos,  também prestará serviços de cadastro e encaminhamento para vagas disponíveis de trabalho.  O cadastro também pode ser realizado nos demais dias da semana, de forma presencial, em qualquer posto do Sine-PI.

Marina explica ainda que as empresas precisam cumprir a lei 8.213, que determina que empresas de qualquer natureza com cem ou mais colaboradores preencham de dois a cinco por cento dos seus postos de trabalho pessoas com deficiência. “Nós do SINE detectamos que muitas empresas ainda têm de cumprir essa lei, porque ainda não preencheram esses postos de trabalho.

 


Fonte: Sine-PI