Seres participa do 1º Encontro Piauiense de Habitação Social
Evento discute as políticas públicas habitacionais do Piauí
A secretária de Estado das Relações Sociais, Núbia Lopes, representou o governador Rafael Fonteles na abertura do 1º Encontro Piauiense de Habitação Social, que foi realizado nesta quinta-feira (29), no auditório do Sebrae-PI. O evento, realizado pela Federação de Habitação do Piauí (Fehab-PI), discute as políticas habitacionais no estado.
A secretária Núbia Lopes ressaltou a importância do evento para esclarecimento, qualificação e capacitação dos presentes. “Nós estamos aqui para aprender como acessar e como contribuir para a política habitacional no país, trazendo demandas de quem realmente precisa, de forma muito responsável, porque sabemos que quem está na ponta são as associações comunitárias, os movimentos sociais e a sociedade civil organizada. São eles que trazem as demandas de quem realmente precisa”, explicou.
No evento foram apresentados programas que têm o objetivo de reduzir o déficit habitacional no país, com a execução de programas comoo o Minha Casa Minha Vida (MCMV), que subsidia a compra da casa ou apartamento próprio para famílias com renda de até R$ 8 mil e o MSMV Rural, que visa proporcionar moradias dignas para famílias de baixa renda que vivem em áreas rurais, oferecendo condições facilitadas para construção ou reforma de casas, entre outras estratégias.
O encontro propôs discussões com o objetivo da melhoria de qualidade de vida da população por meio do acesso à moradia e contou com a presença de especialistas, gestores, autoridades e representantes da sociedade civil. Na programação, diversas palestras sobre o tema, entre elas: do superintendente de habitação da Caixa Econômica Federal no Piauí, Hermenegildo Pestana; do secretário Nacional de Habitação, Hailton Madureira, e da prof. dra. Divamélia de Oliveira, pró-reitora de Extensão do Instituto Federal de Educação (IFPI), em um espaço para a troca de experiências e boas práticas entre os diferentes atores envolvidos no setor habitacional para alinhar esforços na criação de políticas públicas mais eficazes.
Fonte: Ccom