Gestores da Sefaz-PI participam de capacitação em inteligência artificial (IA)
Gestores da Secretaria de Estado da Fazenda do Piauí (SEFAZ-PI) participaram de curso especializado no uso da Inteligência Artificial (IA) aplicada ao serviço público, com foco na otimização dos processos dentro da SEFAZ
Gestores da Secretaria de Estado da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI) participaram, nesta terça-feira (8), de um curso especializado no uso da Inteligência Artificial (IA) aplicada ao serviço público, com foco na otimização dos processos dentro da Sefaz. O evento contou com a apresentação de Jaime Gama, diretor executivo da Gartner, que destacou os amplos impactos da IA na governança pública e na modernização da gestão.
"Estamos traçando a estratégia de governança de IA para a Secretaria da Fazenda, assim como fazemos com o Planejamento Estratégico. É fundamental estabelecer um planejamento sólido para o uso eficaz e ético da IA no contexto da administração pública", afirmou o superintendente de Administração Financeira, Logística e Tecnologia, Ricardo Pires. Ele ressaltou que a adoção da IA não apenas automatiza processos, mas também aprimora a tomada de decisões, promovendo maior eficiência e transparência.
Durante o treinamento, foi apresentada uma ferramenta inicial de IA, a partir da qual os gestores serão capacitados a desenvolver novas soluções tecnológicas adaptadas às necessidades da Sefaz-PI, visando à modernização do atendimento ao contribuinte e à otimização da gestão de recursos.
A Gartner, reconhecida globalmente por sua expertise em consultoria e inovação tecnológica, mantém um contrato de aconselhamento tecnológico com a Sefaz-PI, fornecendo orientação especializada para a transformação digital e a aplicação de soluções baseadas em IA, com foco na melhoria contínua dos serviços públicos prestados à população.
Fonte: Ccom