Bombeiros e brigadistas controlam um grande incêndio em José de Freitas.
O auxílio da aeronave da PM e dos brigadistas tem sido de extrema importância nessas ocorrências de maior complexidade
Uma força tarefa montada, nesta quarta-feira (9), pela Secretaria da Segurança Pública do Piauí, possibilitou que um incêndio de grandes proporções fosse controlado na cidade de José de Freitas. A operação foi desenvolvida pelo Batalhão de Operações Aéreas (Bopaer) e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí, que seguem combatendo incêndios florestais em todo o Piauí. O auxílio da aeronave da PM e dos brigadistas tem sido de extrema importância nessas ocorrências de maior complexidade.
As equipes montaram rapidamente uma estratégia que pudessem evitar que as fortes chamas e o vento se espalhassem por propriedades rurais próximas da vegetação atingida pelo fogo.
Segundo o capitão dos Bombeiros, William Bogéa, que também faz parte do Bopaer, todo o esforço das equipes foi essencial para evitar que o fogo se propagasse para pastos e propriedades com animais de criação da zona rural daquele município.
“Nós dos Bombeiros, com a ajuda da PM, novamente conseguimos fazer com que todos os envolvidos neste combate estivessem distribuídos corretamente nos pontos mais críticos do incêndio, então o empenho dos brigadistas da cidade, junto às manobras certeiras dos barris de água lançados pelo comandante da aeronave, coronel Josué, detivemos o fogaréu que já se espalhava mata a dentro e ameaçava propriedades das proximidades", frisou o militar.
Para debelar completamente as chamas, o capitão dos Bombeiros afirma que cerca de 10 mil litros de água foram lançados em toda a extensão da mata atingida pelo fogo. “Enquanto nós despejávamos os barris de água de cima da aeronave, as equipes de brigadistas do local iam combatendo o fogo nos pontos de mais difícil acesso”, explicou William Bogéa.
Apesar do fogo ter destruído dezenas de hectares, de acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas foram controladas e a ocorrência não teve nenhuma vítima, apenas alguns prejuízos materiais como cercas de madeira de particulares, parte de pastos soltos pela localidade e dois galpões artesanais de palha, ambos destruídos pelo fogo.
Fonte: Corpo de Bombeiros