Palestra marca início da programação do Outubro Rosa na Seplan
As servidoras poderão ouvir de profissionais importantes, que lidam diariamente com a importância da conscientização, e certamente isso faz a diferença”, afirmou Biá Boakari, do comitê Pró-equidade de Gênero, Raça e Diversidade da Seplan
Amanhã (17), às 8h, a Secretaria do Planejamento (Seplan) realizará a palestra “A importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e os cuidados preventivos que todas as mulheres devem adotar”, ministrada pela Dra. Carmen Lucia Campelo, advogada e presidente da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer, e Tyciane Santana, enfermeira e voluntária da mesma instituição.
As especialistas discutirão sobre como os cuidados preventivos e a realização de exames regulares possibilitam a identificação de tumores em estágios iniciais e aumentam as chances de um tratamento bem sucedido.
A ação faz parte da programação do Outubro Rosa, promovida pelo Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da Seplan, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e o Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (Ciaspi), com o objetivo de conscientizar e prevenir a doença entre as servidoras
“A palestra deverá reforçar ainda mais a importância de se detectar o câncer de mama precocemente por meio do autoexame, da mamografia e da ultrassonografia. As servidoras poderão ouvir de profissionais importantes, que lidam diariamente com a importância da conscientização, e certamente isso faz a diferença”, afirmou Biá Boakari, do comitê Pró-equidade de Gênero, Raça e Diversidade da Seplan.
Além da palestra, nos dias 17 e 18, a programação do Outubro Rosa na Seplan seguirá com a oferta de 160 mamografias gratuitas. Os exames serão realizados na Unidade Móvel de Mamografia, que estará ao lado do prédio da Seplan, beneficiando as servidoras e garantindo acesso facilitado ao diagnóstico preventivo.
Fonte: seplan