Aguá Potavel - 21/12/2024 - 12:35

Piauí é o 4º estado do Brasil que mais inaugurou sistemas do Programa Água Doce em 2024

Estado se destaca com a inauguração de 11 novos sistemas de dessalinização em 2024, beneficiando 660 novas famílias



Foto: Ccom

O Piauí está concluindo 2024 com um total de 11 novos sistemas de dessalinização inaugurados dentro do Programa Água Doce, do Governo Federal, e executado pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada). Trata-se do quarto maior número de equipamentos entregues no país, ficando atrás apenas de Minas Gerais (34), Pernambuco (20) e Rio Grande do Norte (17) no ranking nacional.

O número equivale a quase um novo sistema entregue à população por mês, sendo assim o melhor desempenho no Estado desde que o projeto foi criado, há 20 anos. Ao todo, 660 novas famílias residentes nas zonas rurais dos municípios de Campo Alegre do Fidalgo, Acauã, Caldeirão Grande, São Julião, Queimada Nova e Lagoa do Barro do Piauí passaram a consumir água de boa qualidade.

Só em Lagoa do Barro, o programa beneficiou 120 moradores do povoado Cacimba Velha, distante mais de 40 km da zona urbana da cidade. “É um projeto inovador e quem tem tudo para eliminar ou pelo menos diminuir o uso do carro pipa na região do semiárido”, destacou Fábio Abreu, secretário da Sada.

Os sistemas de dessalinização têm uma capacidade instalada que permite a produção de 4,2 milhões de litros de água potável por dia, o que representa um avanço significativo na promoção da segurança hídrica em uma das regiões mais áridas do país. O programa tem como objetivo estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano com foco no aproveitamento sustentável das águas subterrâneas.

“O programa melhora a qualidade de vida, mas também fortalece a resiliência das comunidades frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas e pela escassez de recursos hídricos”, ressaltou Abreu, completando que por meio de uma gestão integrada, o programa vem se consolidando como uma referência em políticas públicas de acesso à água, alinhando desenvolvimento regional com preservação ambiental e inclusão social.

A abordagem envolve cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação e gestão de sistemas de dessalinização, promovendo uma solução sustentável para comunidades vulneráveis. Criado para fornecer água de qualidade para as comunidades mais isoladas e carentes do semiárido brasileiro.

O Programa Água Doce completou, em 2024, vinte anos de existência. Até o momento, foram implantados 1.068 sistemas de dessalinização em 298 municípios do semiárido brasileiro, beneficiando aproximadamente 264 mil pessoas.

WhatsApp Image 2024-12-18 at 11.57.18.jpeg


Fonte: Ccom