Agenda Teresina 2030 e Semec dão início a projeto que propõe fim da violência contra crianças
Entre as propostas de interação positiva com os alunos e suas famílias estão ferramentas de comunicação via WhatsApp, rodas de conversa, atividades lúdicas e materiais impressos que poderão ser fixados na escola
Os alunos e funcionários de 26 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), farão parte de um projeto que busca o fim da violência contra a criança. Por iniciativa da Agenda Teresina 2030, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), e da Secretaria Municipal de Educação (Semec), o projeto Cria na Paz, que integra o programa Pé de Infância, busca provocar a reflexão e a mudança de comportamento em toda a comunidade escolar. Coordenadores pedagógicos e diretores dos CMEIs participaram de uma capacitação para se familiarizarem com a temática.
O Cria na Paz é uma caixa de ferramentas baseada em uma metodologia especial criada pela Urban95 para incentivar a construção da cultura de paz e de educação não violenta dentro das escolas. As atividades envolvem professores e servidores das unidades de ensino, alunos e seus familiares. A metodologia guia o trabalho com propósito de promover o surgimento de comportamentos positivos, permitindo um maior cuidado com as crianças pequenas. Os pedagogos serão responsáveis por intermediar e guiar a interação da equipe escolar e famílias, divulgando os conteúdos da caixa de ferramentas “Cria na Paz”.
“Estamos reativando, em parceria com a Semec, esse projeto tão significativo para as crianças da rede municipal de ensino. Ele propõe que crianças, seus cuidadores, professores e servidores dos CMEIs sejam envolvidos nessa pauta da não violência. Isso é de extrema importância para o desenvolvimento saudável e pleno delas, um direito básico de cada um desses pequenos”, afirma Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030.
A iniciativa propõe que cada CMEI adote o calendário de ações e eventos. Entre as propostas de interação positiva com os alunos e suas famílias estão ferramentas de comunicação via WhatsApp, rodas de conversa, atividades lúdicas e materiais impressos que poderão ser fixados na escola.
“Essa mudança de comportamento, que, em partes, é culturalmente naturalizada como o educar, e, na verdade, buscar um pouco essa ideia de que o Cria na Paz, ele vem para uma educação não violenta, principalmente focada nos familiares”, afirma Elisa Carvalho, ponto focal da primeira infância da Agenda Teresina 2030.
Este é o terceiro ano em que Teresina abraça o Pé de Infância. A Agenda Teresina 2030, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), é responsável pela articulação do desenvolvimento de ações e políticas públicas para a primeira infância, além de ser ponto focal da Urban95 no município.
Fonte: PMT