Metanol - 24/10/2025 - 13:29

Chegam ao Brasil os padrões de referência do metanol

Produto é insumo essencial para as análises laboratoriais de quantificação do metanol.



Foto: Divulgação

Chegaram ao Brasil, na última terça-feira (21/10), 40 kits de padrão de álcool metílico (120 frascos) da Farmacopeia Americana, a United States Pharmacopeia (USP). Os kits foram adquiridos pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (INCQS/Fiocruz), — laboratório de referência da Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária (RNLVISA) —, com apoio da Anvisa.

Os padrões serão distribuídos para os laboratórios da RNLVISA e para os laboratórios de criminalística do Ministério da Justiça, com o objetivo de auxiliar as análises laboratoriais de quantificação do metanol em bebidas e no sangue.

Saiba mais

Os padrões de referência são utilizados nas análises laboratoriais, para garantir que produtos atendam às especificações de qualidade, pureza e potência. São substâncias de alta pureza e com características bem definidas, que servem como ponto de comparação para testar a conformidade de produtos e de ensaios.

No processo de aquisição dos padrões de referência, foi aplicado um desconto de 50% em relação ao preço de catálogo, conforme o Programa de Acesso Preferencial para Reguladores aos Padrões de Referência da USP (PAR) e em alinhamento ao memorando de entendimento firmado em 2025 entre a Anvisa e a Farmacopeia Americana. Esse memorando visa promover a colaboração técnica e científica, o compartilhamento de informações e o desenvolvimento de padrões. 

A USP é uma organização científica privada e sem fins lucrativos, que estabelece padrões públicos de qualidade, pureza, potência e identidade para medicamentos, excipientes, suplementos alimentares e outros produtos. 

O diretor-presidente da Agência, Leandro Safatle, destacou a articulação entre a Anvisa, os Ministérios da Saúde e da Justiça, o INCQS, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Farmacopeia Americana e a importadora LAS do Brasil, atores fundamentais para acelerar o processo de chegada dos padrões ao país e enfrentar a situação das intoxicações por metanol após a ingestão de bebidas alcóolicas.

A aquisição dos padrões de referência do metanol é uma das medidas tomadas pela Anvisa para enfrentar os casos de intoxicação por essa substância.


Fonte: Anvisa