Anvisa - 06/02/2026 - 13:14

Anvisa corrige ação sobre o leite condensado La Vaquita

Lote do produto deverá ser recolhido e não pode ser utilizado.



Foto: Divulgação

oi determinado, nesta sexta-feira (6/2), o recolhimento do leite condensado semidesnatado La Vaquita. Além do recolhimento, a sua comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e consumo foram suspensos.  

O produto é da empresa Indústria, Comércio, Importação e Exportação de Alimentos Multlac Ltda. Apenas o lote 183/3B foi afetado pela medida. No dia 2/2 (segunda-feira), a Anvisa havia estabelecido, através da Resolução-RE nº 405, a interdição cautelar do mesmo lote (183/3B) de leite condensado La Vaquita. 

Na publicação desta sexta-feira, a Anvisa corrigiu o nome da empresa responsável pelo produto: a Multlac. A publicação anterior trazia o nome da empresa Apti Alimentos Ltda, que não produz e não é responsável pelo leite condensado La Vaquita. 

De acordo com o laudo de análise fiscal do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ), o lote de leite condensado foi reprovado no teste microbiológico de Estafilococos Coagulase Positiva (ECP).  

Processo de quantificação do padrão Estafilococos Coagulase Positiva 

Esse procedimento tem por finalidade medir, de forma precisa, a quantidade de bactérias Staphylococcus aureus em alimentos, bebidas e embalagens.   

A presença desses microrganismos em níveis elevados pode causar intoxicações alimentares e outras doenças. Por essa razão, o teste é fundamental para garantir a segurança dos produtos alimentícios. 

Norma retificada 

Retificação da norma foi publicada, nesta sexta-feira (6/2), informando que a empresa Indústria, Comércio, Importação e Exportação de Alimentos Multlac Ltda é de fato a verdadeira responsável pelo produto, que deverá ser recolhido. 


Fonte: Anvisa