HUT - 05/12/2023 - 13:39

Cirurgias ortopédicas crescem 62% no HUT

Os números mostram a evolução ao longo dos anos da unidade hospitalar da Prefeitura de Teresina que é gerenciado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS)



Foto: PMT

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) já realizou 8.037 cirurgias ortopédicas entre Janeiro a Outubro de 2023, em 11 anos esse número aumentou 62% em comparação ao mesmo período de 2011, quando foram feitas 4.925 procedimentos na ortopedia, o aumento tem sido progressivo nos últimos anos.

O HUT é considerado referência ortopédica do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. Os números mostram a evolução ao longo dos anos da unidade hospitalar da Prefeitura de Teresina que é gerenciado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O médico ortopedista Caio Vaz, explica que esse aumento está associado ao crescimento no número de acidentes de trânsito e, sua grande maioria, diz respeito aos acidentes motociclísticos. Houve também um aumento da gravidade das lesões devido à energia do trauma, como fraturas múltiplas e pacientes politraumatizados, entre as cirurgias mais realizadas no HUT estão os politraumas, tratamento de lesões extensas com perda de substâncias e fraturas de ossos do antebraço, afirmou.

O diretor geral do HUT, Ítalo Costa, ressalta a vocação do hospital em atender traumas e procedimentos de urgência e emergência. O número expressivo de cirurgias de grande porte ocorreu mesmo em um cenário de desafios, a expansão das cirurgias ortopédicas é resultado de uma conjugação de fatores: crescimento no número de acidentes de trânsito, mas também o aumento crescente da eficiência, tanto administrativa quanto assistencial aliado à otimização das atividades no centro cirúrgico.

“Não tem outro hospital no estado que tem a multiplicidade de especialidades de plantão presencial que nós temos. Então, quando o paciente é admitido no HUT segue uma jornada com todo o aparato necessário para o atendimento ao politraumatizado, cumprindo e fortalecendo sua missão”, finaliza.

O HUT é o maior serviço público na rede de urgência e emergência do Estado, com 375 leitos, atua alinhado com a Central de Regulação do SUS e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).


Fonte: PMT