Saúde - 01/03/2024 - 14:50

Sesapi e Seduc realizam ação de mobilização contra a dengue em Teresina

De acordo com dados do Boletim Epidemiológico da 8ª semana, foram contabilizados 1.216 notificações da doença nas oito primeiras semanas do ano em todo Piauí



Foto: Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Defesa Civil, e a Fundação Municipal de Saúde de Teresina, realizou nesta sexta-feira (1), mobilização pelo Dia D contra a dengue no CET José Pereira da Silva, no Parque Brasil II, em Teresina.

De acordo com dados do Boletim Epidemiológico da 8ª semana, foram contabilizados 1.216 notificações da doença nas oito primeiras semanas do ano em todo Piauí, um aumento de 33% na incidência dos casos prováveis, em comparação com o mesmo período do ano passado. As ações para o Dia D para combater o mosquito são fundamentais para o evitar o crescimento desses casos.

No sábado (02), Dia Nacional de Combate a Dengue, a Sesapi se deslocará para o município de Miguel Alves, onde promoverá, junto com a Secretaria de Saúde do Município, um mutirão de limpeza nas ruas do centro da cidade e orientações para prevenção ao mosquito aos profissionais de saúde e pacientes do Hospital Pedro Vasconcelos, a partir das 09h.

Para o secretário de Estado da Saúde, a integração entre escola, saúde e a comunidade é fundamental  no combate ao vetor das arboviroses. “A dengue é uma doença evitável, com simples cuidados que tivermos em casa e na comunidade, podemos combatê-la, E hoje estamos com o dia D sendo lançado  na Unidade Escolar José Pereira da Silva, porém, aqui no Piauí, devemos manter diariamente os cuidados para a prevenção da doença e o trabalho articulado com as demais secretarias. Isso é fundamental, uma vez que crianças e os adolescentes são fundamentais para disseminar essas informações em casa e na comunidade”, destacou o gestor.

Na ação, a Sesapi apresentou vídeo nacional da campanha “Brasil Unido contra a Dengue” e explicou as estratégias que devem ser adotadas por professores e alunos no combate aos focos do mosquito.

Também foi utilizado um laboratório móvel para demonstração do ciclo biológico do Aedes egypti.

“Eu, juntamente com a escola e o grêmio estudantil, estamos prontos para atuarmos juntos em combate ao mosquito, disseminando as informações que hoje nos foram apresentadas para um mobilização de todos contra as arboviroses”, disse a presidente do Grêmio dos Estudantes da Unidade Escolar José Pereira da Silva, Lívia Maria.

O Dia D de mobilização contra dengue também faz parte dos trabalhos do Programa Saúde na Escola, que tem como tema para 2024 “Defender a vida, Ampliar a Vacinação, Combater a Dengue e Promover Saúde nos Territórios”, levando ações junto aos gestores escolares para ampliar o combate ao mosquito e ampliar a vacinação nos estudantes.

“Estamos aqui firmando essa parceria entre estado e municípios, para juntos lutarmos por um tema tão relevante. E a educação é fundamental para essa transformação social. Com a saúde entrando na escola, vocês são orientados a tratar com a dengue e levar as informações para suas casas. Esse trabalho conjunto é fundamental”, acrescentou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

Durante o evento, a Fundação Municipal de Saúde de Teresina realizou a distribuição de informes educativos e uma oficina com materiais recicláveis para demonstrar a importância da limpeza dos ambientes que podem ser locais de proliferação do Aedes egypti. “Com o apoio da população e da comunidade escolar, vamos somar forças para o combate ao mosquito”, destacou o presidente da FMS, Ítalo Costa.

Esta ação, além de marcar o início da  mobilização pelo Dia D contra a dengue, também faz parte do Programa Saúde na Escola, que visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população.

"Vamos alinhar nossas ações e apoiar essa causa, e o  Programa Saúde na Escola é essencial para essa articulação, pois esse é um momento ímpar para o Piauí, uma vez que essas ações que inciaram hoje nesta escola, vão se estender para as demais de todo o estado”, ressalta a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.


Fonte: Sesapi