Campanha - 11/07/2024 - 13:54

Sesapi orienta municípios sobre realização da Campanha Antirrábica de 2024

A campanha acontecerá no período de 05 de agosto até 28 de setembro e tem por objetivo atingir uma cobertura vacinal acima dos 80% do grupo de cães e gatos presentes no estado.



Campanha Antirrábica de 2024 - Foto: Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental, encaminhou para os 224 municípios, através das Regionais de Saúde, o informe técnico sobre a realização da campanha de vacinação antirrábica animal do ano de 2024. A campanha acontecerá no período de 05 de agosto até 28 de setembro e tem por objetivo atingir uma cobertura vacinal acima dos 80% do grupo de cães e gatos presentes no estado.

O informe explica para os gestores municipais sobre a realização da campanha, a vacina que será utilizada durante a ação e o grupo para o qual os imunizantes são voltados. A campanha faz parte do planejamento do Programa Nacional de Profilaxia da Raiva do Ministério da Saúde, que tem como objetivos a eliminação da raiva humana e o controle da raiva canina, integrando a vigilância dos demais ciclos de transmissão da doença.

De acordo com dados informados pelos 224 municípios através do Programa SIS-RAIVA/PI, no ano de 2023, o estado conta com uma população estimada de 546.785 cães e 261.140 gatos que devem receber a vacina antirrábica durante a campanha.

Durante a campanha do ano de 2024 será utilizada a vacina antirrábica inativada de cultivo celular animal do laboratório BIORAIVA pet. Cães e gatos deverão ser vacinados a partir de 03 meses de idade.

“Pedimos que os municípios se organizem seguindo a nota informativa para realizar a campanha sem nenhum problema, as vacinas estarão disponíveis e basta a população buscar durante as campanha os pontos de vacina de seus municípios para imunizar os animais e ajudar o estado a manter o controle sobre a raiva canina e prevenir casos de raiva humana”, fala a superintendente de atenção primária a saúde e municípios da Sesapi, Leila Santos.


Fonte: Sesapi