Sesapi realiza primeira oficina do Projeto Cuidar Piauí
O projeto tem como objetivo integrar pessoas em torno da transformação da qualidade dos serviços de saúde em busca da excelência
Lançado na última segunda-feira, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) realizou nesta quarta-feira (7), a primeira oficina de planejamento do Projeto Cuidar Piauí. O projeto tem como objetivo integrar pessoas em torno da transformação da qualidade dos serviços de saúde em busca da excelência e, para isso, os servidores são essenciais. A oficina aconteceu no Hospital Getúlio Vargas (HGV), primeira unidade de saúde a fazer parte da ideia. O Cuidar Piauí vai envolver todas os hospitais da rede estadual de saúde, além dos demais órgãos da Sesapi.
Este primeiro momento contou com a presença de servidores de diversos setores do HGV, que se voluntariaram para a construção do projeto, que incentiva a participação efetiva dos trabalhadores para a elaboração de soluções dos problemas cotidianos da saúde, desde pequenas atitudes até grandes inovações, principalmente no que diz respeito ao atendimento de pacientes nas unidades de saúde do Piauí.
“Aplicamos algumas técnicas para que as pessoas identificassem os principais problemas que afetam o dia a dia no trabalho e que podem impedir o serviço de saúde pública de atingir a excelência. Depois investigamos as causas dos problemas e, a partir disso, vamos construir juntos possíveis soluções para conseguirmos transformar a saúde pública do estado do Piauí em modelo de excelência”, destaca Márcio Rodrigo, assessor da Sesapi.
Para a médica Arthêmis Sousa, essa é uma ação pioneira que terá impactos positivos para a saúde pública piauiense. “É diferente daquilo que vivemos até hoje no hospital, que busca a valorização do cuidar. É exatamente pautado na mudança de mentes, de pessoas e de formas de relacionamentos, na verdade na valorização de si e do outro, na assistência à saúde”, concluiu a profissional.
O projeto Cuidar Piauí visa alcançar todos servidores da Sesapi, por meio de uma construção voluntária, que termina por beneficiar a população piauiense.
Fonte: Sesapi