Conferência - 28/08/2024 - 12:58

2ª Conferência Estadual discutirá o fortalecimento do SUS no Piauí

A proposta central é promover o desenvolvimento do SUS através da valorização do trabalho e da educação na saúde



Foto: Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) e o Conselho Estadual de Saúde do Piauí (CES-PI) promovem, nos dias 29 e 30, a 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Piauí (2ª CEGTES-PI), no Diferencial Eventos, das 8h às 17h. 

Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente Que Faz o SUS Acontecer", o evento reunirá cerca de 700 delegados e delegadas eleitas nas etapas municipais e busca debater e construir propostas que fortaleçam o Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta central é promover o desenvolvimento do SUS através da valorização do trabalho e da educação na saúde.

Além de proporcionar um espaço para troca de experiências, a conferência será um marco para consolidar o diálogo entre trabalhadora e trabalhadores da saúde e gestores, visando ao aprimoramento das políticas públicas de saúde no estado do Piauí.

Jesus Dias, Gerente da Escola de Saúde Pública do Estado do Piauí  ‘Carlyle Guerra de Macedo’, destacou a importância da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Piauí como um marco para o fortalecimento do SUS no estado. 

Segundo Dias, o evento oferece uma oportunidade crucial para discutir temas fundamentais, como democracia no controle social, dignidade no trabalho e a relevância da educação contínua para os profissionais de saúde. "Estamos comprometidos em contribuir para esses diálogos e apoiar a formação de profissionais que ajudem a transformar a saúde pública em nossa sociedade", afirmou. Ela reforçou que a conferência será um espaço para construir caminhos que garantam um futuro mais promissor e saudável para todos.

O evento contará com a participação de autoridades do Ministério da Saúde, a secretaria de Gestão do Trabalho e Educação e na Educação na Saúde, Dra. Isabela Cardoso de Matos Pinto e o diretor do DEGERTS/SGTES/ MS, Bruno Guimarães de Almeida e a diretora do departamento de Gestão da Educação/ SGTES/MS, Lívia Milena Barbosa de Deus e Melo.


Fonte: Sesapi