Piauí avança na doação de órgãos e realização de transplantes
O transplante de córnea visa restaurar a visão e corrigir defeitos oculares
Neste Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, a história inspiradora de Francisco Samuel da Silva e Silva, de apenas 4 anos, nos faz lembrar da importância de ser um doador.
O menino enfrentou desafios significativos desde o seu nascimento. Sua mãe, Eliane Carlos da Silva, relata que, durante a gestação, passou por complicações por conta da COVID-19, resultando no nascimento de Samuel com glaucoma congênito em ambos os olhos, que exigiu uma cirurgia inicial.
“Quando descobrimos a doença não tínhamos muitas condições, e muitas pessoas da nossa cidade natal no Maranhão fizeram doações e nos possibilitaram apoio para lutarmos pela saúde do nosso filho tão pequeno”, lembra a mãe, emocionada.
A família logo descobriu que Samuel necessitava de um transplante de córnea, devido à sensibilidade à luz e dores persistentes. Com o apoio da família, buscaram especialistas, onde foram atendidos no Hospital Getúlio Vargas (HGV). O pai, Francisco Adoniran Mesquita Silva, compartilha. “Depois de exames, meu filho foi colocado na fila de transplante. Três meses depois, recebemos a ligação do hospital. Não podíamos acreditar!”, conta.
Samuel realizou a cirurgia de transplante de córnea no olho direito em 26 de agosto de 2024 no Hospital Getúlio Vargas. Desde então, ele tem acompanhado seu progresso no HGV três vezes por mês, com a previsão de cirurgia no olho esquerdo para o próximo ano.
O transplante de córnea visa restaurar a visão e corrigir defeitos oculares. A mãe de Samuel elogia o atendimento recebido. “Todos os profissionais foram dedicados e atenciosos. Somos muito gratos, especialmente por ver meu filho sem tanta dor e enxergando melhor”, relata a mãe.
Histórias como a de Samuel ilustram o compromisso do Governo do Estado do Piauí e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) em aprimorar os atendimentos e acelerar os procedimentos de transplante, fundamentais para a qualidade de vida dos pacientes. Neste ano, foram realizados 193 de córneas no estado, números que no primeiro semestre foram quase 50% maior, em comparação ao mesmo período de 2023.
Samuel tem dois irmãos, Miguel Angelo e Maria Sophia, que também celebram a recuperação do irmão. Com sua história de superação, a Sesapi destaca a importância da doação de órgãos, que transforma vidas e leva esperança a muitas famílias.
"O ato de doar órgãos é uma verdadeira demonstração de amor ao próximo, capaz de transformar vidas e oferecer uma nova chance para quem está esperando por um transplante. Cada doador pode salvar múltiplas vidas, e isso é algo extraordinário. Aqui no Piauí, temos trabalhado incansavelmente para diminuir as filas de espera e garantir que cada paciente tenha a oportunidade de receber o tratamento que precisa”, conclui Dirceu Campelo, superintendente e Alta e Média complexidade da Sesapi.
Fonte: Sesapi