Sesapi discute Planejamento Regional Integrado com profissionais da Macrorregião Meio Norte
As Macrorregiões Cerrados e Semiárido já haviam realizado seus encontros no último dia 10 de dezembro
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou, na manhã desta quinta-feira (12), o Encontro Macrorregional de Saúde do Piauí com a Macrorregião Meio Norte. A iniciativa faz parte da agenda de ações da Sesapi para dar continuidade às atividades do Planejamento Regional Integrado. As Macrorregiões Cerrados e Semiárido já haviam realizado seus encontros no último dia 10 de dezembro.
O evento aconteceu no Diferencial Buffet e reuniu profissionais de saúde para apresentar as linhas de atenção trabalhadas pela secretaria e discutir a integração e a organização da Rede de Atenção à Saúde. O objetivo é promover avanços nos serviços de saúde em todo o Piauí, garantindo um atendimento mais qualificado à população. A mesma discussão foi realizada em Parnaíba, com profissionais da macrorregião da Planície Litorânea.
“Todas essas ações vão resultar na pactuação junto aos novos gestores, promovendo um esforço conjunto para levar mais serviços de saúde aos piauienses, tanto na média quanto na alta complexidade, com a qualidade e competência que a população merece no âmbito do SUS”, destacou Clécio Lopes, diretor da unidade de planejamento da Sesapi.
Entre os temas apresentados estiveram a atenção materno-infantil com a Rede Alyne, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPs), a Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE), a Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência (RPCD) e a Rede de Atenção às Doenças Crônicas (RPDC).
“O momento é de suma importância, uma vez que as regionais de saúde são o elo mais próximo com os municípios. Assim, nesse processo de planejamento, as regionais devem estar atentas para auxiliar nas definições que impactam diretamente a população”, afirmou Érica Patrícia, coordenadora da IV Regional de Saúde de Teresina.
Fonte: Sesapi