Hospital Regional de Campo Maior mostra resolutividade e aumenta número de cirurgias
De janeiro a outubro de 2024, foram realizadas 3.051 cirurgias totais, um crescimento de 21% em relação às 2.518 cirurgias realizadas em 2023 e de 42% em comparação às 2.148 cirurgias feitas em 2022
Hospital Regional de Campo Maior mostra resolutividade e aumenta número de cirurgias
O Hospital Regional de Campo Maior (HRCM) registrou aumento no número de cirurgias realizadas nos últimos três anos. De janeiro a outubro de 2024, foram realizadas 3.051 cirurgias totais, um crescimento de 21% em relação às 2.518 cirurgias realizadas em 2023 e de 42% em comparação às 2.148 cirurgias feitas em 2022. Esse crescimento reflete a ampliação da capacidade de atendimento da unidade no período. O HRCM é gerenciado pela organização social Santa Casa de Chavantes.
No caso das cirurgias eletivas, o hospital também evoluiu. Até outubro de 2024, foram realizadas 1.726 cirurgias eletivas, o que representa um crescimento de 24% em relação aos 1.394 procedimentos realizados em 2023 e de 21% em comparação aos 1.429 procedimentos registrados em 2022.
Além do aumento nas cirurgias, o Hospital Regional de Campo Maior contabilizou 104.621 exames em 2024, 51.284 atendimentos no Pronto-Socorro, 9.620 consultas ambulatoriais e 5.222 internações até o final de outubro.
O aumento no número de cirurgias no HRCM é resultado de diversas ações implementadas, como a ampliação no número de profissionais, a fixação de escalas para garantir a continuidade do atendimento, e a implantação de um ambulatório de cirurgias eletivas.
Houve, ainda, a contratação de uma equipe de anestesistas e a melhoria dos instrumentais e equipamentos no centro cirúrgico, o que permitiu aumentar a eficiência e a capacidade de realização dos procedimentos. Todas as melhorias foram realizadas em conjunto com a Sesapi (Secretaria de Estado da Saúde do Piauí).
O diretor-geral do hospital, Edson Eduardo Pramparo, ressaltou a importância desse crescimento para a população atendida. “O aumento mostra que estamos conseguindo atender mais pessoas e ampliar o acesso aos serviços de saúde. Isso é essencial para reduzir filas e garantir que os pacientes recebam o tratamento adequado no momento certo”, afirmou.
Pramparo também destacou o esforço da equipe do hospital para manter o crescimento nos atendimentos, mesmo diante dos desafios de um hospital referência na região. “Ao mesmo tempo que aumentamos a capacidade de atendimento, toda a equipe tem se empenhado para manter a qualidade dos serviços. Nosso objetivo é seguir ampliando esse trabalho para atender cada vez mais a população de Campo Maior e da Região dos Carnaubais”, concluiu.
Fonte: Sesapi