Hemopi quer garantir estoque seguro de sangue para o Carnaval
A intenção é preparar os estoques para o período carnavalesco quando parte da população viaja e ocorre uma redução no número de doações
O Hemopi se prepara para o Carnaval e quer estimular o aumento das doações de sangue antes e durante o período da folia nas unidades de coleta da capital e interior. A intenção é preparar os estoques para o período carnavalesco quando parte da população viaja e ocorre uma redução no número de doações.
O diretor do Hemopi, Rafael Alencar, destaca que é preciso ter um estoque abastecido para garantir que as demandas possam ser atendidas durante o feriado prolongado.
“É importante estimular a população a doar antes de cair na folia para que não falte sangue durante o feriado prolongado. Geralmente, nos meses de Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Julho, há uma redução em torno de 30% no quantitativo de doações. A nossa intenção é garantir um estoque seguro para Carnaval, onde pode ocorrer um aumento da demanda por sangue e outros hemocomponentes, já que é um período onde pode acontecer um aumento no número de atendimentos de urgência e emergência, por exemplo. Temos que nos preparar para diversos cenários e conseguir ter um estoque que atenda as intercorrências nesse período”, afirma.
Os hemocentros regionais de Picos, Parnaíba e Floriano se mobilizaram durante todo o mês de fevereiro articulando campanhas com entidades públicas, privadas e da sociedade civil para garantir o estoque. Em Picos, grupos de doadores da União da Mocidade da Assembleia de Deus de Picos (UMEDEPI), Caixa Econômica Federal – Agência do Mel e das secretarias municipais de saúde de Queimada Nova, Francisco Santos e Colônia do Piauí foram parceiros.
Em Floriano teve mobilização nos municípios adjacentes, a exemplo de Flores do Piauí e Manoel Emídio que atenderam ao chamado e levaram doadores ao hemocentro. Quem também realizou campanha solidária foram quadrilheiros do Arraiá da Princesa. Em Parnaíba, o reforço veio da Capitania dos Portos e dos alunos de curso de Medicina da IESVAP.
Confira a programação de Carnaval em todas as unidades do Hemopi
22.02 (Sábado)
Teresina – Campanha da Rede de Voluntários Seja uma Benção e Cajos Academia
26.02 (Quarta-feira)
· Teresina- Campanha de doação de sangue em parceria com o Tribunal de Justiça – 8h às 12h
· Parnaíba – Campanha “Sangue Bom” em parceria com a Casa Maçônica Mestre Francisco Correia Nº 7
27.02 (Quinta-feira)
Teresina – Campanha da Secretaria Municipal de Saúde de Curralinhos
28.02 (Sexta-feira)
· Floriano - Campanha do projeto “Vidas por Vidas” do município de Bertolínia e Secretaria Municipal de Saúde de Guadalupe
Horário de Funcionamento
Uma das mudanças para esse ano é no horário de funcionamento das unidades do Hemopi. “Todas as unidades – Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano – estarão abertas para coleta de sangue nos dias de carnaval, com exceção do domingo. Nosso objetivo é garantir um maior volume de doações durante o feriado”, explica Rafael Alencar.
Confira como será o funcionamento do Hemopi durante do Carnaval:
Teresina
· 01.03 (Sábado) – 7h15 às 17h
· 03.03 (Segunda –feira) - 7h15 às 17h
· 04.03 (Terça-feira) - 7h15 às 17h
· 05.03 (Quarta – feira) -07h15 às 17h
Hemocentros Regionais de Parnaíba, Picos de Floriano
· 03.04 (Segunda –feira) - 7h15 às 17h
· 04.03 (Terça-feira) - 7h15 às 17h
· 05.03 (Quarta – feira) -07h15 às 17h
Fique atento aos requisitos básicos para doar sangue:
· Ter entre 18 e 69 anos. Jovens a partir dos 16 anos podem doar com consentimento dos pais ou responsável legal. O Termo de Consentimento está disponível no site do Hemopi para impressão (www.hemopi.pi.gov.br).
· Estar bem de saúde sem sintomas de gripe ou resfriado;
· Não estar em jejum;
· Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, sem ingestão de bebidas alcóolicas nas últimas 12 horas e sem fumar por no mínimo 2 horas antes da doação;
· Pesar acima de 50kg;
· Portar documento de identidade com foto e válido em todo o território nacional;
Fonte: Hemopi