saúde - 24/03/2025 - 12:28

Sesapi equipa laboratório de hematologia do Hemopi com novos equipamentos

Com a padronização dos processos e a eliminação de etapas manuais, a possibilidade de erros humanos é reduzida, assegurando maior consistência e precisão nos resultados obtidos



Foto: Sesapi

Com investimentos da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) adquiriu dois novos equipamentos modernos capazes de realizar a análise automatizada das amostras de sangue. O intuito é otimizar os procedimentos feitos no setor.

Os analisadores automatizados de sangue desempenham um papel crucial, oferecendo uma série de benefícios significativos na realização do hemograma. Estes equipamentos com tecnologia avançada proporcionam rapidez, alta sensibilidade e especificidade nos resultados obtidos.

Além disso, a automatização desempenha um papel significativo na qualidade laboratorial como um todo. Com a padronização dos processos e a eliminação de etapas manuais, a possibilidade de erros humanos é reduzida, assegurando maior consistência e precisão nos resultados obtidos.

A farmacêutica Fátima Monte explica que o laboratório atende à demanda de exames dos pacientes atendidos no Serviço Ambulatorial do Hemopi.

“A importância da automação no setor de hematologia é inegável. A automação trouxe agilidade na entrega dos resultados, permitindo que os profissionais, tenham acesso imediato a informações precisas sobre a contagem e qualidade das células sanguíneas de seus pacientes, essa rapidez é de suma importância para possibilitar um diagnóstico preciso e um tratamento adequado em tempo hábil”.

Estes equipamentos processam as amostras desde a identificação, leitura dos parâmetros solicitados, preparação e coloração do esfregaço sanguíneo do hemograma e realizam ainda, a coloração de lâminas de mielogramas.

“Mesmo com o processo totalmente automatizado, é sempre bom frisar que todas as amostras e lâminas passam por uma revisão dos técnicos, pois todos os resultados do analisador automatizado são interpretados em conjunto e leva-se em consideração a condição clínica do paciente antes que os resultados sejam relatados pelo laboratório”, esclarece a farmacêutica.


Fonte: Sesapi