Saúde - 01/07/2025 - 10:22

Crianças do setor de queimados no HUT têm rotina alterada através do desenho

Segundo a fisioterapeuta, com o desenho também é estimulado a saída do leito e trabalhado a questão postural para a ajudar na recuperação.



Foto: FMS

A rotina das crianças internadas na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), tem sido alterada com as atividades lúdicas aplicadas pela equipe multiprofissional do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Atividades como o desenho têm estimulado a criatividade, proporcionando relaxamento e humanizando a hospitalização. O HUT é o único do Piauí com unidade de queimados que funciona 24 horas e atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“A hospitalização para o adulto já é difícil, imagina para uma criança. Então, diminuir esses impactos negativos nos motivou a utilizar o desenho com os pacientes”, diz Juliana Melo, gerente de enfermagem da UTQ. Ela explica que a atividade é aplicada em conjunto com os setores de fisioterapia e terapia ocupacional que juntos buscam a melhor forma de acolhimento para as crianças hospitalizadas.

O brincar é essencial para a criança, inclusive hospitalizada. As atividades lúdicas são importantes estratégias de relaxamento e compreensão do tratamento, propiciando um ambiente menos traumatizante e mais humanizado, podendo promover a saúde e o bem-estar, explica Luanna Anielle, fisioterapeuta da UTQ. Segundo a fisioterapeuta, com o desenho também é estimulado a saída do leito e trabalhado a questão postural para a ajudar na recuperação.

“A criança hospitalizada convive com uma série de restrições impostas pelo quadro clínico e mesmo em situações estressantes, elas podem ser beneficiadas de momentos lúdicos para aprender e ter momentos de alegria. Todas as atividades são individuais e adaptadas às necessidades de cada uma. Buscamos estimular habilidades motoras, sensoriais e cognitivas, auxiliando na recuperação e adaptação ao ambiente hospitalar”, fala Nadjira Riedek, terapeuta ocupacional.

No setor de queimados do HUT tem hoje oito crianças internadas. Para E.G.P, residente em Timon, e mãe de uma das crianças, o hospital tem oferecido além da assistência médica, tratamento fisioterápico e suporte psicológico. “Estou satisfeita porque meu filho está no melhor hospital e aqui estão oferecendo tudo o que eu não poderia pagar”, diz ela.

Com 60% do corpo queimado, K.R.G.S, de 14 anos, está se recuperando e o desenho tem ajudado a superar os dias de internação longe dos amigos. Com o material recebido, as crianças desenham o que tem ajudado a passar o tempo. Já
para o adolescente P.R.S.S, de 13 anos, “desenhar e pintar é muito bom porque o tempo passa mais rápido. Também gosto de fazer caça palavra para aprender mais”, disse.

O número de queimados atendidos no HUT caiu no ano de 2025 em comparação ao mesmo período do ano de 2024. De janeiro a junho do ano passado, 145 pessoas foram atendidas e este ano, no mesmo período, o número de atendimentos foi de 118 pacientes. As queimaduras por substâncias quentes são as que provocam mais internação. Em 2025, o mês com maior número de atendimentos foi junho e no ano passado, foi o mês de maio.


Fonte: FMS