Sejus em parceria com a Sesapi realizam teste de tuberculose em internos do sistema prisional
Cerca de 600 internos realizam o exame com a aplicação de uma pequena quantidade de tuberculina
A Secretaria da Justiça do Piauí (Sejus), em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesapi), realizou, nesta quinta-feira (3), o teste tuberculínico ou PPD nos internos da Cadeia Pública de Altos. O teste é usado para diagnosticar a infecção por tuberculose.
Cerca de 600 internos realizam o exame desde a última terça-feira (1º) com a aplicação de uma pequena quantidade de tuberculina (derivado proteico purificado) na pele e, nesta quinta, após 48 horas, o local da aplicação foi examinado para verificar a ocorrência de uma reação.
A supervisora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose da Sesapi, Ivone Venâncio, destaca a importância de realizar essa ação preventiva, pois a tuberculose latente não é doença, mas uma baixa na imunidade pode fazer a doença se manifestar.
“Esse derivado aplicado mede a resposta imune do metabolismo de pessoas que tiveram contato ou não com a presença da bactéria. Uma reação positiva, é o aparecimento do inchaço ou vermelhidão no local, indicando que a pessoa foi infectada pela bactéria, evitando a forma grave de adoecimento por tuberculose, prevenção importante dentro das unidades prisionais”, enfatiza a supervisora.
Os profissionais de saúde que aplicaram o teste na CPA realizaram uma capacitação na técnica de aplicação da leitura da prova tuberculínica, iniciando com a teoria sobre o teste tuberculínico, sua utilização, dosagem, conservação e técnica de aplicação.
Fonte: Sejus