Sesapi promove oficina para ampliar rastreio e diagnóstico precoce de câncer de colo e mama no PI
Durante a oficina, também foram discutidas estratégias de capacitação, acompanhamento e monitoramento para profissionais da rede de saúde
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) iniciou, nesta segunda-feira (8), a 1ª Oficina de Planejamento do programa Detecta APS. A ação faz parte de um projeto do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, para fortalecer a prevenção e detecção precoce de cânceres, especialmente de mama e colo do útero, na Atenção Primária à Saúde (APS).
Um dos objetivos da atividade é planejar a implementação do Detecta APS no território do Entre Rios, fortalecer as iniciativas de prevenção e diagnóstico precoce, além de alinhar responsabilidades entre Estado e municípios. Durante a oficina, também foram discutidas estratégias de capacitação, acompanhamento e monitoramento para profissionais da rede de saúde.

O evento discutiu a conjuntura atual do diagnóstico situacional, o fluxo de encaminhamento e integração com a rede de atenção especializada e o apoio do Ministério da Saúde e do Hospital Israelita Albert Einstein, via PROADI-SUS. Outro destaque foi a definição do cronograma de implantação do Detecta APS no território Entre Rios, que servirá como referência para a organização das etapas seguintes do projeto.
Valmir Gomes, especialista em Políticas Públicas e Redes do Hospital Israelita Albert Einstein, ressalta que o projeto será inicialmente implementado no Piauí, na região de Entre Rios.
“Nosso objetivo é articular os fluxos da rede de atenção à saúde, promovendo discussões sobre como operacionalizar e otimizar a linha de cuidado para o câncer do colo do útero e da mama. Para isso, o Hospital Albert Einstein oferecerá cinco cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD), possibilitando que os profissionais se qualifiquem e recebam certificação”, destaca.

Segundo Bhassia Barroso, gerente de Atenção Primária à Saúde da Sesapi, nesta primeira oficina foram selecionados dois polos dentro da região de Entre Rios, contemplando os municípios de Teresina e Água Branca.
“Esta oficina representa um projeto piloto na região de Entre Rios, escolhida devido à alta incidência e mortalidade relacionadas a esses tipos de câncer. As equipes participantes passarão por um monitoramento contínuo, com o intuito de fortalecer as ações de prevenção e reduzir os casos de câncer do colo do útero e de mama. Dessa forma, buscamos consolidar a Atenção Primária à Saúde (APS), capacitando-a para atender de forma cada vez mais qualificada às necessidades da população”, finaliza.
Fonte: Sesapi