Saúde - 13/09/2025 - 14:30

Projeto leva atendimento especializado itinerante e reforça prevenção ao câncer no Piauí

A meta é realizar pelo menos 300 atendimentos em Demerval Lobão, neste sábado.



Foto: Sesapi

O Projeto Atendimento Médico Especializado Itinerante (AMEI), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Nordeste (Idene), oferece consultas e exames gratuitos para prevenir e diagnosticar precocemente três dos tipos de câncer mais comuns no Brasil: de pele, colo do útero e próstata.

Neste sábado, o projeto está em Demerval Lobão. Com sede no Hospital João Luiz de Morais, o projeto atende não apenas a população local, mas também a de nove municípios vizinhos. A equipe, composta por dermatologistas, ginecologistas e urologistas, tem como meta realizar pelo menos 300 atendimentos especializados.

Coordenado pelo dermatologista Jeanley Vieira, o projeto percorre municípios do interior do Piauí, descentralizando o acesso aos serviços de saúde. “O objetivo é garantir que a população, principalmente a que mora em áreas mais afastadas e tem dificuldade de se deslocar até a capital, receba acompanhamento especializado e exames de rastreio. O Piauí é um estado de alta incidência solar, por isso o câncer de pele é o que mais temos diagnosticado”, destacou o médico.

Foto: Ascom Sesapi

Além das consultas com especialistas em dermatologia, ginecologia e urologia, o projeto também realiza exames como biópsias, garantindo ao paciente acompanhamento clínico gratuito desde a avaliação inicial até o retorno com os resultados.

Para ter acesso, basta procurar a unidade básica de saúde do município. O atendimento é feito a partir de encaminhamentos realizados pelos médicos da rede municipal, em parceria com o projeto.

A iniciativa tem transformado a vida de pacientes que há meses aguardavam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS). É o caso de Maria da Guia Batista, moradora de Demerval Lobão. “Já estava esperando atendimento pelo SUS, mas é muito difícil conseguir consulta com dermatologista. Esse projeto é muito bom, não só pra mim, mas para todos que estão aqui”, contou.

O Denilson Costa também conseguiu atendimento após meses de espera. “Eu já estava há mais de seis meses na fila do SUS, quando apareceu o projeto eu fui encaminhado. Fui bem atendido, tudo organizado. Esse projeto é uma melhoria para toda a população e precisa continuar”, afirmou.

Foto: Ascom Sesapi

Já Antônio de Jesus Sousa, destacou a importância de iniciativas como essa para reduzir a distância entre a população e o atendimento médico. “Se não tivesse esse projeto, eu teria que me deslocar até Teresina. Aqui, consegui minha consulta em menos de dois meses. Isso facilita a vida da gente e acaba com as filas”, disse.

Geraldo Guedes, diretor Administrativo do Hospital João Luiz de Morais explica que o projeto representa um grande avanço para a saúde do Piauí. “Essa parceria está oferecendo serviços especializados para prevenir doenças que têm causado muitas mortes em nosso estado. A ideia é justamente diminuir esses números e garantir mais acesso à população. Após os exames, os pacientes retornam para receber os resultados e, caso seja necessário, são devidamente encaminhados para o tratamento. As pessoas serão atendidas e terão mais chances de cura, finalizou.

O Projeto AMEI deve seguir ampliando o atendimento nos próximos meses. A expectativa é de que centenas de pessoas tenham acesso a consultas especializadas e exames preventivos, reforçando a luta contra o câncer e fortalecendo a rede pública de saúde.

Foto: Ascom Sesapi

Fonte: Sesapi