FMS lança projeto para ampliar cuidados com a saúde mental dos servidores
A psiquiatra Krieger Rhelyni falou sobre os componentes do projeto Projeto Adilson Fortes
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina lançou hoje, 2, o projeto ‘Quem cuida também precisa florescer!’, intitulado de Projeto Adilson Fortes, em homenagem a um servidor da rede. O objetivo da atividade é ampliar o cuidado aos profissionais de saúde mental. A iniciativa é encabeçada pela médica psiquiatra Krieger Rhelyni, do CAPS Leste e CAPS 3 Sul, junto com alunos da residência em saúde mental da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).
“Primeiro estamos com o projeto nos CAPS, com os profissionais de lá, mas visamos expandir. Vale lembrar que na rede já temos um serviço que cuida da saúde mental de todos os servidores: O Ambulatório EssencialMENTE, que atende no turno da tarde, de 13h30 às 17h30, na Unidade do PROVIDA/CMAM e cujo agendamento pode ser feito através do telefone (86) 99457-1044 (whatsapp)”, lembra Luana Bueno, gerente de saúde mental da FMS.
A psiquiatra Krieger Rhelyni falou sobre os componentes do projeto Projeto Adilson Fortes: 1 - Grupos de atividades físicas: com prática regular de exercícios em grupo para redução de estresse e fortalecimento de laços sociais; 2 - Técnicas integrativas e Mindfulness (atenção plena): ferramentas de baixo custo para reduzir exaustão emocional e burnout; 3 - Grupos de escuta: espaços seguros para compartilhamento de experiências e apoio entre pares; 4 - Passeios de convivência: eventos para fortalecer vínculos e o senso de pertencimento à equipe e 5- Pausas e flexibilidade: políticas formais e descanso para combater a exaustão no trabalho.
“Quem cuida também precisa de cuidado. A pandemia da COVID-19 agravou o cenário da saúde mental, expondo os limites da formação profissional, da gestão de recursos humanos e a ausência de dispositivos permanentes de cuidado ao cuidador”, afirma Krieger Rhelyni.
Fonte: Fundação Municipal de Saúde