Intoxicação - 14/10/2025 - 15:00

Sesapi recebe 24 unidades do antídoto fomepizol para casos de contaminação por metanol

Ao todo, o ministério recebeu 2,5 mil unidades do medicamento para reforçar o estoque estratégico do SUS, garantindo resposta rápida a possíveis casos de intoxicação



Foto: Sesapi

O Piauí recebeu 24 unidades – que equivalem a três doses da medicação – do antídoto fomepizol, medicamento utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, geralmente associadas ao consumo de bebidas adulteradas. O envio faz parte da distribuição realizada pelo Ministério da Saúde, que repassou o lote aos estados e ao Distrito Federal nessa quinta-feira (9).

 

Ao todo, o ministério recebeu 2,5 mil unidades do medicamento para reforçar o estoque estratégico do SUS, garantindo resposta rápida a possíveis casos de intoxicação. Do total, 1.000 ampolas permanecerão armazenadas no estoque estratégico nacional.

“O Piauí foi considerado como décimo na ordem de prioridade de distribuição. De acordo com as análises epidemiológicas do Ministério da Saúde, a quantidade estimada de três doses seria suficiente para atender às possíveis demandas no estado. A assistência farmacêutica disponibilizará o medicamento imediatamente após a confirmação do diagnóstico, seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria da Saúde do Piauí”, disse o diretor da Unidade de Assistência Farmacêutica (Duaf) da Sesapi, Manoel Pinheiro.

 

De acordo com o gestor, equipes já estão mobilizadas para transportar o medicamento, caso necessário, além da disponibilização de etanol injetável. “A assistência farmacêutica disponibilizará o medicamento imediatamente após a confirmação do diagnóstico, seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria da Saúde do Piauí. Adicionalmente, o etanol injetável também está sendo disponibilizado. O Ministério da Saúde enviará este antídoto aos locais com casos confirmados clínica ou laboratorialmente, por meio de transporte terrestre (VT-LOG) ou aéreo”, finalizou o diretor.


Fonte: Sesapi