Sesapi já realizou mais de 5 mil consultas de prevenção e diagnóstico de câncer pelo projeto AMEI
O projeto já percorreu todas as regiões de saúde do Piauí, totalizando 5.532 consultas médicas especializadas, distribuídas entre as áreas de ginecologia (1.559), dermatologia (2.474) e urologia (1.499).
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Projeto de Atendimento Médico Especializado Itinerante (AMEI), já realizou mais de cinco mil consultas especializadas voltadas ao diagnóstico e à prevenção dos cânceres de pele, colo do útero e próstata.
O projeto já percorreu todas as regiões de saúde do Piauí, totalizando 5.532 consultas médicas especializadas, distribuídas entre as áreas de ginecologia (1.559), dermatologia (2.474) e urologia (1.499).
“Por meio do AMEI, a Sesapi oferece consultas e exames gratuitos para prevenir e diagnosticar precocemente três dos tipos de câncer mais comuns no Brasil”, destaca o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.
Além das consultas com especialistas em dermatologia, ginecologia e urologia, o projeto também realiza exames como biópsias, garantindo ao paciente acompanhamento clínico gratuito, desde a avaliação inicial até o retorno com os resultados.
Desde sua implantação, em agosto de 2025, foram coletadas 575 biópsias, das quais 225 apresentaram resultado positivo para câncer, o equivalente a 39,1% dos casos analisados. Os pacientes diagnosticados com a doença são encaminhados para tratamento logo após a consulta de retorno.

“Esse dado reforça a importância das estratégias de rastreamento e diagnóstico precoce como instrumentos fundamentais na prevenção e no tratamento efetivo das neoplasias. A Sesapi trabalha para possibilitar esse acesso rápido e mais próximo da população”, ressalta o secretário da Saúde, Antonio Luiz.
Para ter acesso ao Projeto AMEI, basta procurar a unidade básica de saúde do município. O atendimento é feito a partir de encaminhamentos realizados pelos médicos da rede municipal, em parceria com o projeto.
Fonte: Sesapi



