Governador inaugurou trecho - 06/03/2022 - 17:25

Adutora do Litoral beneficia comunidades em Luis Correia

A obra possui mais de 80 quilômetros de extensão da tubulação principal e parte de Parnaíba a Cajueiro da Praia



Reprodução CCOM Adutora do Litoral, maior empreendimento hídrico em execução pelo Governo do Estado

O governador Wellington Dias acompanhou, nesta sexta-feira (04), a ligação de água da Adutora do Litoral à comunidade Carnaubal, em Luís Correia, primeira a ser beneficiada pelo projeto. A obra garantirá o abastecimento hídrico de toda a região litorânea do Piauí.

Estão sendo investidos R$ 70 milhões, recursos que transformarão a realidade e contribuirão para a melhoria da qualidade de vida da população que vive nas sedes e localidades dos municípios litorâneos de Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia.

“A Adutora do Litoral é uma grande obra em todos os sentidos. É um investimento grande, que atende a vários municípios, a milhares de pessoas, desde Ilha Grande até Cajueiro da Praia. É um sonho que se torna realidade a cada momento, é água chegando na torneira dessas pessoas e já tem previstas novas etapas de inauguração”, destacou o chefe do Executivo estadual.

A obra possui mais de 80 quilômetros de extensão da tubulação principal, partindo do bairro Pindorama, em Parnaíba, e já está com mais de 76% dos serviços executados. Além de Carnaubal, onde 90 famílias estão sendo beneficiadas, nesta primeira etapa, os próximos beneficiados serão os moradores das comunidades Arrombado, Macapá, Maramar, Carapebas, Mexeriqueira e Sobradinho, que também passarão a contar com água limpa, de qualidade e pronta para o consumo diretamente em suas casas.

“Estamos muito satisfeitos por poder dar o grande pontapé para a concretização da Adutora do Litoral, maior empreendimento hídrico em execução pelo Governo do Estado. Estamos beneficiando, primeiramente, o povoado Carnaubal, no município de Luís Correia, seguindo em direção a Cajueiro da Praia. Então, já é uma realidade e chega para o desenvolvimento de toda essa região da Planície Litorânea”, disse Leonardo Sobral, diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi).

O secretário de Estado da Fazenda e coordenador-geral do PRO Piauí, Rafael Fonteles, destacou que a conclusão da obra permitirá a atração de mais empreendimentos para a região, bem como avançar para a execução de mais uma etapa, o saneamento.

“É um marco histórico. Essa obra, há muito tempo, é esperada, teve vários percalços ao longo da sua execução, mas finalmente caminha para sua conclusão. Então, é um grande investimento aplicado com recursos do Governo do Estado, que resolverá em definitivo o problema de abastecimento de água nessas comunidades e vai destravar empreendimentos que precisam do acesso à água para se desenvolverem. Portanto, mais empreendimentos poderão se instalar, mais leitos em hotéis e pousadas e, agora, já vamos tratar da questão do saneamento, que é a nova etapa para haja o desenvolvimento do setor do turismo”, informou Fonteles.


Fonte: CCOM