30 jovens do ensino público serão eleitos deputados em novembro
A experiência de ser deputado por três dias vai contar com todo apoio da Assembleia Legislativa.
A experiência de ser deputado por três dias vai contar com todo apoio da Assembleia Legislativa. O Parlamento do Futuro no Piauí será executado aos moldes do que já ocorre na Câmara Federal e foi lançado na manhã de hoje no Cine Teatro da Assembleia Legislativa . O programa, voltado para estudantes do Ensino Médio, é uma parceria da Assembleia Legislativa com a Secretaria da Educação do Piauí e com a Justiça Eleitoral e consiste em oportunizar a 30 jovens a experiência legislativa. Serão escolhidos, através de um processo eleitoral aos moldes do que ocorrer nas eleições, representantes de todos os territórios do Piauí. A execução do projeto será realizada através da Escola do Legislativo.
“Foi desafiador pensar nesse projeto porque sempre soube que para termos êxito teríamos que contar com o engajamento dos alunos e do corpo docente. E que grata surpresa eu tive com a receptividade dos professores, alunos e alunas, e do o apoio da Secretaria da Educação e do Governo”, afirmou o presidente da Assembleia, Franzé Silva, agradecendo ao secretário de educação Washington Bandeira pelo empenho.
Franzé Silva explicou para a platéia que lotou o Cine Teatro Alepi como funcionaria o projeto. “O Poder Legislativo dará todo o suporte aos deputados e deputadas eleitas com a estrutura de assessoria técnica da casa, alimentação, transporte, vestimenta, e os projetos que forem apresentados ao longo do mandato serão apresentados pelos parlamentares para aprovação em plenário e sanção do Governo, tal qual funciona o parlamento”, acrescentou.
Segundo o deputado Limma (PT), presidente da Escola do Legislativo,será uma experiência única de aproximação dos jovens com a Política e com o parlamento para o fortalecimento. “Terão a oportunidade na prática de entender como nasce uma lei, como funciona o trabalho de um deputado e de uma deputada”, afirmou.
Durante a solenidade, Luís Fernando Soares de 16 anos, estudante da Unidade Escolar Benjamin Batista discursou e ressaltou como o projeto era importante para ele e seus colegas da rede pública estadual. “É um momento muito importante em que a gente pode mostrar que é capaz de ir além”, afirmou. Ele garantiu que será um dos candidatos na eleição que acontece em novembro e será acompanhada pela Justiça Eleitoral.
Além do secretário, participaram do evento o vice-presidente da Alepi, Evaldo Gomes (Solidariedade), o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, desembargador José James, o presidente da Escola do Legislativo, deputado Francisco Limma (PT), autor do projeto de lei que deu origem ao programa e o diretor da Escola do Legislativo, José Osmar. O vice-presidente da Alepi lembrou que o Piauí está sendo pioneiro em adotar o mesmo programa que já acontece na Câmara dos Deputados.
Entenda como funcionará o Parlamento do Futuro
1. Promover a formação política e cidadã de jovens estudantes do ensino médio por meio de atividades vivenciais que os levem a compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro e do Poder Legislativo;
2. Estimular os jovens a se interessarem pelas questões sociopolíticas de nosso estado e pelo exercício da participação democrática na discussão e na decisão de questões relevantes para a comunidade;
Público-alvo:
Estudantes do ensino médio, entre 16 e 19 anos de idade, regularmente matriculados nas escolas públicas da rede estadual do Piauí.
Abrangência:
• Os 12 territórios de desenvolvimento, de acordo com o mapa temático do Piauí 2022;
• 21 GRE`s – Gerencias Regionais de Educação;
• Cada GRE indicará 1 (uma) escola de sua gerência para participar do projeto;
• Serão eleitos 30(trinta) parlamentares do futuro, que representarão dos 12 territórios e as 21 gerencias regionais de educação.
• Passarão 03(três) dias na ALEPI (Jornada parlamentar), vivenciando um mandato parlamentar.
Fonte: Alepi