Segurança integrada - 13/08/2024 - 13:44

BO Integrado: agora o cidadão pode registrar ocorrências em qualquer unidade policial

A integração do sistema começou a ser operacionalizada nesta segunda-feira (12), possibilitando que as informações registradas em um BO possam ser acessadas e complementadas por todas as forças envolvidas, facilitando a continuidade do processo desde a ocorrência até sua resolução



Foto: SSP-PI

O Boletim de Ocorrência (BO) Integrado foi implementado nas três forças de segurança do estado, permitindo que o registro de ocorrências seja realizado por qualquer uma delas - Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí. A integração do sistema começou a ser operacionalizada nesta segunda-feira (12), possibilitando que as informações registradas em um BO possam ser acessadas e complementadas por todas as forças envolvidas, facilitando a continuidade do processo desde a ocorrência até sua resolução.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, essa é mais uma etapa rumo à modernização e integração das forças de segurança. "Estamos investindo em soluções tecnológicas que prometem transformar o sistema de segurança. A partir de hoje, os policiais contarão com a integração da interoperabilidade PPE-PJe, CAD 3.0 e BO Integrado, o que vai reduzir o tempo de registro e processamento das ocorrências", explicou o gestor.

 

Anteriormente, os três sistemas (PPE-PJe, CAD 3.0 e BO Integrado) funcionavam de forma independente, o que dificultava o registro de ocorrências. A partir de agora, desde as informações recebidas pelo 190, serão automaticamente transferidas para esse sistema único, utilizado pelas polícias Civil e Militar e pelo Corpo de Bombeiros Militar no pronto atendimento. "Todas as informações de uma ocorrência serão registradas em um único local, acelerando tanto a resposta às ocorrências quanto o acompanhamento dos BOs pelo cidadão. Este processo integrado abrange desde a lavratura do BO pelas forças de segurança até a fase de inquérito e, posteriormente, o processo judicial, proporcionando um fluxo integrado, efetivo e eficaz, melhorando o atendimento ao cidadão", explicou o diretor de Inteligência da SSP-PI, delegado Anchieta Nery.

O Piauí é um dos primeiros estados no Brasil a implementar, de forma integrada, o fluxo completo que vai desde o primeiro atendimento até a transformação do caso em processo judicial, utilizando as soluções do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (SINESP).

 

"Esta iniciativa coloca o Piauí na vanguarda da modernização e integração tecnológica no âmbito da segurança pública, proporcionando um atendimento mais rápido e eficiente à população, além de um processo judicial mais ágil. Essas medidas representam um avanço significativo na eficácia e na rapidez com que os policiais podem atuar, resultando em benefícios diretos para a segurança da população e na celeridade dos procedimentos judiciais", completou o delegado.

Adoção do CAD 3.0 - Central de Atendimento e Despacho

As Forças de Segurança adotaram o Sistema de Central de Atendimento e Despacho (CAD) 3.0. Este sistema unificado permite que chamadas de emergência e ocorrências sejam gerenciadas de forma centralizada e eficiente, melhorando a coordenação entre a Polícia Militar (PM-PI), Polícia Civil (PC-PI) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMEPI). Com a adoção do CAD, espera-se um aumento na rapidez e precisão das respostas às emergências e incidentes registrados.

Interoperabilidade entre PPE e PJe

Desde outubro de 2023, o estado do Piauí iniciou a integração tecnológica entre o Procedimento Policial Eletrônico (PPE) e o Processo Judicial Eletrônico (PJe) do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. Essa interoperabilidade reduz significativamente o tempo necessário para o envio de procedimentos policiais ao Judiciário, tornando o fluxo de informações mais rápido e eficiente. Este é o marco inicial de um projeto mais amplo que visa agilizar o acesso à justiça e melhorar a eficácia no atendimento ao cidadão.


Fonte: SSP-PI